Presidência

Comcet avalia resultados da VI Conferência Municipal de C&T

Kulczynski (e), Rita e Melo Foto: Bruno Todeschini
Kulczynski (e), Rita e Melo Foto: Bruno Todeschini

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Sebastião Melo (PMDB), recebeu, na manhã desta quarta-feira (18/2), o Caderno de Diretrizes para as Políticas Públicas de Ciências & Tecnologia para Porto Alegre. O documento é resultado da VI Conferência Municipal de Ciência e Tecnologia, realizada pela prefeitura através do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (Comcet), em 2008, e foi entregue pela presidente do Comcet, Rita Carnevale, e pelo vice, André Imar Kulczynski, diretor-presidente da Procempa.

"A Câmara precisa acompanhar o que a cidade está pensando em relação à ciência e à tecnologia", avaliou Rita. Ela informou que o caderno contém as entidades que compõem o Comcet desde 1996, quando foi criado, e apontamentos de conferências passadas. "É um mapa de como vem evoluindo a ciência e a tecnologia no município", disse. A conferência reúne, bi-anualmente, pesquisadores, professores, dirigentes institucionais e comunidade em geral para definir os rumos e as prioridades dos investimentos na área de ciência e tecnologia em Porto Alegre.

Kulczynski elogiou as ações da Câmara visando à questão do futuro da cidade, lembrando do Fórum Porto Alegre, Uma Visão de Futuro, promovido pela Casa em parceria com a Sociedade de Engenharia do RS (Sergs), o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), a Associação dos Escritórios de Arquitetura do Brasil (Asbea) e a Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Kulczynski explicou ainda que o Comcet tem sinalizado "necessidade de melhor estruturação da definição das áreas de potencial tecnológico da Capital".

Para Melo, o tema deve ser incluído nas discussões do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA). "Plano Diretor trata do desenvolvimento", observou, sugerindo que o Comcet visite o presidente da Comissão Especial de Revisão do PDDUA, vereador João Antonio Dib (PP). Melo também citou lançamento do livro com os debates, as conclusões e as alternativas do Fórum Porto Alegre, Uma Visão de Futuro. "Agora é a hora de materializar todas as discussões que fizemos no ano passado", completou.

Taidje Gut (reg. prof. 13614)