Comcet defende criação de autarquia de C&T na Capital
O presidente do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (Comcet), Jorge Branco, ocupou a Tribuna Popular da Câmara Municipal de Porto Alegre nesta segunda-feira (10/3) para enfatizar a importância de a Capital contar com políticas públicas de desenvolvimento científico e tecnológico. Para isso, segundo Branco, é preciso aprovar a criação da Agência de Inovação e Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Porto Alegre (Inovapoa), vinculada à prefeitura, que ficaria responsável também pela captação de recursos para a área e a formação do Fundo Municipal de C&T.
Branco explicou que a Inovapoa vem sendo discutida com setores públicos e privados, como Federasul, Fiergs, Sinduscon, prefeitura e Câmara Municipal, entre outros. Conforme o presidente do Comcet, seu formato deverá ser de autarquia especial, com coordenação pública e conselho gestor privado. Não podemos deixar o cavalo passar encilhado, disse, ressaltando a necessidade de Porto Alegre aproveitar as oportunidades e firmar-se como pólo de C&T.
Em nome de suas bancadas, saudaram o presidente do Comcet os vereadores Claudio Sebenelo (PSDB), João Antonio Dib (PP), Maria Celeste (PT), Bernardino Vendruscolo (PMDB) e Neuza Canabarro (PDT).
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)