Cedecondh

Comerciantes da Vila Dique mostram preocupação com reassentamento

Ana Cristina, do Demhab, fará solicitação de outra reunião para esclarecer as dúvidas Foto: Elson Sempé Pedroso
Ana Cristina, do Demhab, fará solicitação de outra reunião para esclarecer as dúvidas Foto: Elson Sempé Pedroso

Proprietários de estabelecimentos da Vila Dique em Porto Alegre visitaram a Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh) da Câmara Municipal, nesta terça-feira (10/6), para externar a preocupação da comunidade quanto às novas salas comerciais previstas no projeto de reassentamento. De acordo com o comerciante Círio Schneider, não está claro na proposta o tamanho definitivo reservado ao comércio que será desenvolvido na região. “Precisamos saber qual o espaço real os comerciantes vão receber com a remoção. Desta forma teremos a noção se a estrutura atual vai se encaixar à nova”, explicou.

Ana Cristina Dauber, representante do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) atestou que dentro do cadastramento realizado em 2007 foram registradas 103 salas comerciais na Vila Dique. Segundo Dauber, no próximo dia 16 de junho, o Demhab fará a licitação das obras para iniciar as construções das unidades habitacionais e comerciais. “Todos os estabelecimentos serão transferidos para o novo local”, afirmou ao admitir o não-conhecimento da metragem final das salas.

Para o presidente da Comissão, vereador Guilherme Barbosa (PT), os critérios para a construção e transferência dos comércios devem ser definidos o quanto antes. Uma reunião entre a comunidade, a Cedecondh e o Demhab será agendada na sede do órgão para esclarecer as informações que preocupam os proprietários. “Alguns moradores não podem sair prejudicados com um projeto que, em sua essência, visa uma evolução na vida da comunidade", registrou o presidente.

Os vereadores Carlos Todeschini (PT), Dr. Goulart (PTB) e Maria Luiza (PTB) também participaram da reunião.

Ester Scotti (reg. prof. 13387)