Comissão

Comissão conhece projeto da Copa Verde

Carus expõe as ações previstas para Porto Alegre Foto: Leonardo Contursi
Carus expõe as ações previstas para Porto Alegre Foto: Leonardo Contursi

Os vereadores que compõem a Comissão Especial de Acompanhamento e Apoio à Copa do Mundo de 2014 conheceram, na manhã desta quinta-feira (8/12), o projeto Copa Verde - elaborado pela Câmara Temática de Meio Ambiente e Sustentabilidade (CTMAS) da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). O objetivo do projeto, conforme explicou a coordenadora Ângela Bacchieri, é fortalecer a cidade para o evento mundial e consolidar a preservação de uma cidade mais limpa, sustentável e melhor de se viver.

O projeto possui cinco eixos estratégicos: preservação de parques e praças; copa orgânica; estádios e construções esportivas; mudanças climáticas e gestão de resíduos. "Queremos valorizar a biodiversidade do Rio Grande do Sul, dar incentivo ao ecoturismo, apoiar a produção de alimentos orgânicos e fazer com que o mundo perceba em Porto Alegre uma cidade ambientalmente responsável", registrou. A reunião foi coordenada pelo presidente da Comissão, vereador Airto Ferronato (PSB).

Porto Alegre

Responsável pelo projeto em Porto Alegre, o sub-secretário de Meio Ambiente da cidade, André Carus, ressaltou que os investimentos para recuperar praças e parques na capital chegarão a R$ 43 milhões em 2012. Segundo ele, serão 43 praças revitalizadas, três parques e calçadões que contornam o lago Guaíba na zona sul.

Entre os bairros que serão contemplados pelo projeto estão São João, São Geraldo, Higienópolis, Petrópolis, Floresta, Farroupilha, Independência, Santana, Azenha, Praia de Belas, Menino Deus, Cidade Baixa, Santa Tereza, Vila Assunção, Ipanema, Tristeza, Guarujá, Belém Novo, Lami e Restinga. O Centro Histórico da cidade receberá o maior volume de investimentos consistentes. "Chegou a hora de mudarmos o cenário do centro da cidade e mostrar ao mundo o potencial que Porto Alegre tem", afirmou Carus.

Além disso, a educação ambiental também está na proposta da Copa Verde. Segundo Carus, várias ações de conscientização da sociedade serão implementadas. "Queremos criar um padrão de consciência, um novo jeito das pessoas cuidarem das áreas verdes", explicou ao dizer que cartilhas serão distribuídas nas escolas da rede privada e pública. Outra medida que deverá estar completa até a Copa é a rede cicloviária estrutural de Porto Alegre. "Pretendemos completar os 45 quilômetros de ciclovia até 2014 e incentivar o uso de bicicletas como meio alternativo de transporte".

Acompanharam o encontro, o secretário estadual de Esportes, Kalil Sehbe, Bruno Scheidelmandel Neto, do Comitê Gestor da Copa, José Mocelin, secretário adjunto da Secretaria Extraordinária da Copa, Rafael Simões, também da CTMAS, e os vereadores Dr. Raul (PMDB), Paulinho Rubem Berta (PPS) e Reginaldo Pujol (DEM).

Ester Scotti (reg. prof. 13387)