Esportes

Comissão de Educação, Cultura e Esporte conhece projeto social no Morro da Cruz

Comunidade aguarda revitalização na quadra de esportes onde 100 crianças praticam atividades esportivas

Vereador Tarciso Flecha Negra observa o trabalho no projeto social no Morro da Cruz
Projeto social no Morro da Cruz reúne cerca de 100 crianças

O vereador Tarciso Flecha Negra presidiu a comitiva da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude da Câmara de Vereadores de Porto alegre (CECE) em visita na tarde desta terça-feira (21) ao Morro da Cruz, na Zona Leste da capital gaúcha. Cerca de 100 crianças jogam futebol e praticam artes marciais em um projeto social na Associação Esportiva Victória, coordenado por Ernesto Rodrigues. Os parlamentares atenderam uma solicitação da comunidade, que deseja uma revitalização na quadra de esportes localizada na Travessa 25 de Julho, onde ocorrem os jogos.

"Espero que os vereadores nos ajudem nessa luta. Tomara que tudo isso se ajeite da melhor maneira possível. Temos meninos aqui que jogam muito bem e  que podem se tornar grandes atletas", disse Ernesto Rodrigues, coordenador do projeto. Além dele, outros dois professores ajudam a manter a disciplina nos horários do projeto social.

CECE visita projeto social no Morro da Cruz (Foto: )
CECE visitou projeto social no Morro da Cruz

Uma das principais reivindicações dos participantes do projeto e também dos moradores do entorno, é que seja feita a troca das telas em volta da quadra. Atualmente, a cerca que separa a quadra da rua se encontra em situação muito precária.

"Minha casa vive com os vidros e as telhas quebradas por causa das boladas. Vivo há 64 anos aqui e espero que se coloque uma cerca nova para impedir que a bola saia toda hora de dentro da quadra, prejudicando os vizinhos também", explicou Onilda dos Santos, moradora do Morro da Cruz.

A quadra, que fica em uma área que pertence ao município de Porto Alegre, também recebe um grupo de pessoas da terceira idade, que pratica caminhadas no local. Ex-jogador de futebol profissional, o vereador Tarciso Flecha Negra prometeu fazer o possível para que o projeto social possa dar uma melhor estrutura às crianças e os adolescentes do Morro da Cruz.

"Temos que dar os parabéns aos professores, que mantém esse projeto social sem ganhar nada. Isso mostra como nosso país é solidário. Eu, quando criança, joguei em quadras assim. Até piores do que essa. Vamos levar todas as reivindicações ao Poder Executivo e acredito que vamos melhorar muito isso daqui. Minha luta sempre foi pela educação e pelo esporte e continuará sendo sempre assim", disse o vereador Tarciso Flecha Negra, presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude da Câmara Municipal.

Além do presidente Tarciso Flecha negra, estiveram presentes na visita da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude da Câmara Municipal os vereadores Reginaldo Pujol e Dinho do Grêmio.