Plano Diretor

Comissão do PDDUA debateu Centro Histórico da Capital

Rita Chang falou sobre resgate do Centro Histórico da Capital Foto: Elson Sempé Pedroso
Rita Chang falou sobre resgate do Centro Histórico da Capital Foto: Elson Sempé Pedroso

A Comissão Especial de Revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental de Porto Alegre (PDDUA), presidida pelo vereador João Antonio Dib (PP), esteve reunida nesta quinta-feira (18/6) pela manhã no plenário Otávio Rocha para debater o Centro Histórico de Porto Alegre com a especialista em patrimônio histórico, engenheira Rita Chang, atual presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural (Compahc). Rita, que também é consultora cultural, apresentou aos vereadores o trabalho que vem sendo realizado de Resgate Afetivo do Centro Histórico de Porto Alegre como Pólo Turístico Cultural.
O Bairro Centro, área mais antiga da cidade, onde se iniciou a urbanização da capital gaúcha, teve sua denominação modificada pela Lei 10364 de 2008 e é hoje o Centro Histórico de Porto Alegre. O bairro concentra grande parte do patrimônio histórico da capital, como o Paço dos Açorianos, a Usina do Gasômetro, o Mercado Público, a Casa de Cultura Mario Quintana, o Theatro São Pedro, o Santander Cultural e o Museu de Artes do Rio Grande do Sul (Margs). Segundo Rita, a mudança de nome teve as finalidades de agregar um conceito ao Centro, alterar a percepção das pessoas, incrementar a economia da região e da cidade, além de valorizar a memória cultural e o patrimônio arquitetônico, “consolidando o Centro Histórico como pólo turístico cultural da cidade”.

Globalização

A engenheira explicou que, a partir dos anos 90, com a globalização, surgiu a necessidade de uma valorização maior das culturas locais. O Centro de Porto Alegre, por ser um espaço de forte identidade cultural, teria passado, então, a ser reintegrado em programas de investimentos públicos. A engenheira citou algumas ações da Prefeitura visando à revitalização da área, como o programa Viva o Centro, que trouxe melhorias na infra-estrutura, com a implantação, por exemplo, do Centro Popular de Compras (CPC), busca resgatar prédios e espaços históricos e promove projetos culturais com a comunidade, como o Caminhos dos Antiquários e o Caminho dos Livros.

Rita falou ainda sobre o Projeto Monumenta, um programa de recuperação do patrimônio cultural urbano brasileiro executado pelo Ministério da Cultura e financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com apoio da Unesco. O Monumenta, como explica Rita, atua em cidades históricas protegidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) realizando obras em prédios públicos tombados, em espaços públicos e em imóveis privados.

Copa de 2014

Perguntada sobre a importância da vinda da Copa do Mundo de 2014 para a cidade, a engenheira foi enfática: “Este é um momento especial na história de Porto Alegre. Todos nós gaúchos devemos nos unir para realizar projetos que estão há tempos sendo aguardados e que beneficiam toda a população”. Citando a revitalização do Cais como exemplo, Rita afirmou que “toda a cidade vai ganhar com esse projeto”.

Carla Kunze (reg. prof. 13515)