Comissão Representativa

Comunicações

Nesta quinta-feira (26/7), na reunião da Comissão Representativa da Câmara Municipal, vereadores e vereadoras de Porto Alegre trataram dos seguintes assuntos:

SEGURANÇA - Adeli Sell (PT) falou da insegurança na Capital. “Porto Alegre é a campeão brasileiro de roubo de veículo. Assaltos são comuns e há poucos dias, houve um crime violento no Parque São Sebastião, assim como ocorrem roubos e assaltos rotineiramente no Sarandi”,  salientou. Lembrou serem freqüentes os assaltos em linhas de ônibus e citou o caso das linhas T da Carris. Segundo Adeli, os assaltos na T6 já ultrapassaram os registrados com a T1, com média de um por dia. “Este ano já são 290 assaltos”, informou. Destacou, ainda a violência nas escolas. “É preciso enfrentar o problema, fazer ronda e blitze sem anunciar”. (VBM)

LIXO - Guilherme Barbosa (PT) criticou o serviço de recolhimento de lixo. “Fizeram uma contratação emergencial por um preço mais alto que o anterior e o problema está piorando. No meu prédio, na Tristeza, o caminhão passou na madrugada do domingo, recolhendo o que havia sobrado, pois a maior parte os cachorros já haviam levado.” Também criticou a diminuição de investimentos em iluminação pública e na conservação de rodovias. Disse que comunicou ao secretário Municipal de Obras e Viação, Maurício Dziedrick, que haviam 17 lâmpadas queimadas na Avenida Farrapos, do centro até a rua Félix da Cunha e que um mês depois, o trecho continuava sem iluminação. (VBM)    

DESEMPREGO - João Dib (PP) falou sobre problemas da cidade relembrando filmes antigos. Citou um sobre pugilista desempregado que chegou em casa e vê sua esposa e filhos tristes, sem nada para comer. "O mais velho roubara um salame, mas o boxeador o fez devolver ao açougue." Questionou quantos pais fariam isto hoje e lembrou que vem crescendo o índice de desemprego na Região Metropolitana enquanto o presidente Lula fala em crescimento econômico. Sobre o Conduto Álvaro Chaves, ao perguntar por que o PT não iniciou as obras durante os 16 anos que esteve no governo municipal, observou que o inverno está sendo muito chuvoso, o que impossibilita o trabalho. (VBM)

ILUMINAÇÃO - “Nós, vereadores, precisamos ter firmeza e coerência parta elogiar ou criticar. Um crítica responsável ajuda a administração da cidade." Ao fazer essa afirmação, Neuza Canabarro (PDT) disse que, mesmo sendo da base de governo, não poderia deixar de lembrar fato ocorrido com o Secretário Municipal de Obras e Viação, Maurício Dziedrick, o qual, como disse, "subestima a inteligência das pessoas ou coloca lâmpadas velhas". Citou o caso de lâmpada na Avenida São Pedro: "Me prometeu que faria a troca. No outro dia fui conferir e a lâmpada continuava queimada. Liguei imediatamente, e ele me respondeu que a lâmpada fora trocada às 18h do dia anterior e deveria ter queimado novamente". (VBM)

CAÇAMBAS- Barnardino Vendrusculo (PMDB) falou sobre seu projeto que prevê a regulamentação das empresas que trabalham com aluguel de caçambas em Porto Alegre. De acordo com o vereador, algumas agem de forma irresponsável, deixando as caçambas em locais que dificultam a passagem de pedestres nas calçadas e sem sinalização. “Temos alguns registros de acidentes e ninguém toma providências”, ressaltou. Bernardino disse que tem recebido ligações anônimas em seu gabinete com ameaças no caso de pretender levar seu projeto adiante. “São manifestações covardes de pessoas irresponsáveis”, salientou. (RA)

Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)
Regina Andrade (reg. prof. 8423)