Plenário

Discursos de Lideranças e Comunicações

Durante a sessão ordinária desta quinta-feira (28/9), os vereadores trataram dos seguintes temas:

DMLU - Sofia Cavedon (PT) criticou a atual gestão do DMLU. Segundo ela, houve o desmonte do trabalho que era realizado pelos funcionários efetivos daquele órgão, pois a atual direção faz propaganda de possíveis vantagens da terceirização. Sofia lembrou também o escândalo decorrente das irregularidades ocorridas no processo licitatório do lixo. A vereadora denunciou o abandono de uma escola da Vila Mato Sampaio, que não possui luz na sala dos professores e está rodeada de lixo. “O DMLU se desorganizou, não há trabalho ambiental nem gestão de governo.” (CS)

SEGURANÇA - Mônica Leal (PP) lamentou o aumento da violência também nos pequenos municípios, com a ocorrência de assaltos inclusive a pequenos estabelecimentos como salões de beleza e bares. “Fico impressionada que nada se faz quanto à segurança pública. Não conseguimos sensibilizar o mundo político para dar solução a esse problema.” Segundo Mônica, as autoridades deveriam se preocupar mais com a segurança pública, um direito básico do cidadão. “Os pequenos municípios vivem, hoje, o mesmo problema da Capital.” (CS)

ABANDONO - Adeli Sell (PT) criticou a situação de abandono vivida pela Vila Sertão 2, na Zona Sul. Segundo ele, os moradores da Vila sofrem com os problemas na rede elétrica. “É impressionante a incapacidade da Prefeitura em fazer a máquina pública funcionar em favor do cidadão.” Adeli também reclamou das ruas esburacadas e sem condições de trafegabilidade e do acúmulo de lixo na Sertão 2. Também criticou “a gravidade da situação na Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, pois os carros não conseguem circular”. (CS)

ELEIÇÕES – Elói Guimarães (PTB) apelou para que todos os eleitores votem no próximo domingo. “A eleição é o caminho mais curto entre o povo e o poder. As democracias não conhecem outro instrumento mais importante do que o voto”, destacou. Lembrou que as eleições do dia 1º de outubro são importantíssimas: “Serão escolhidos tanto os candidatos da majoritária como da proporcional, em nível nacional e estadual. A população precisa se conscientizar da sua responsabilidade, pois vai votar para a escolha dos candidatos que irão dirigir os interesses do Estado e do país pelos próximos quatro anos. É necessário exercer a cidadania e votar”, completou. (VBM)

CRECHES - Ervino Besson (PDT) relatou o problema que envolve algumas creches da capital. Disse que buscou informações e soube que existem problemas judiciais que têm prejudicado a reabertura de algumas instituições. Citou a Creche Marieta Calefi, cuja mantenedora está com 12 processos trabalhistas. Disse que as mantenedoras da Creche Castelo Branco estão em negociação com a Secretaria Municipal da Educação e que em breve será entregue à comunidade da Vila Castelo. Salientou que o prefeito Fogaça e a Governança Local têm o máximo interesse em abrir mais creches onde os pais possam deixar seus filhos e se dirigirem ao trabalho sem preocupação e garantiu que, em breve, a comunidade da Monte Cristo vai ganhar uma nova creche. (VBM)

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)