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Segmentos defendem a obrigatoriedade de Sociologia no Ensino Médio

Debate sobre a inclusão das disciplinas de Sociologia e Filosofia no Ensino Médio do município Foto: Elson Sempé Pedroso
Debate sobre a inclusão das disciplinas de Sociologia e Filosofia no Ensino Médio do município Foto: Elson Sempé Pedroso

A Comissão de Educação, Cultura e Esportes (Cece), presidida pela vereadora Manuela d’Ávila (PCdoB), recebeu nesta terça-feira (21/03) representantes da Secretaria Municipal da Educação, de universidades, do Fórum Social de Filosofia e do Sindicato dos Sociólogos do Rio Grande do Sul para debater a obrigatoriedade da inclusão das disciplinas de Sociologia e Filosofia no Ensino Médio. O presidente do Sindicato dos Sociólogos, Salvatore Santagada, apresentou um histórico sobre o estudo da Sociologia no país, destacando que “a disciplina foi retirada do currículo escolar durante o regime militar”. Observou que, atualmente, a inclusão ou não da Sociologia é optativa. Salientou que “muitas escolas, tanto da rede pública como do ensino privado já incluem a Sociologia, que dá ao aluno uma visão mais humanista e cidadã”. 
Denise Eggers, assessora de Ensino Médio da Secretaria Municipal da Educação, informou que as escolas municipais Liberato e Emílio Meyer já possuem o ensino de Sociologia e que dos 17 candidatos aprovados em concurso para o ensino de Filosofia, 12 já estão dando aula. O Coordenador de Estudos Sociais da Unisinos, José Luís Bica de Melo, disse que as universidades gaúchas que formam professores das áreas de Filosofia e Sociologia são reconhecidas como centro de excelência. Já a Coordenadora do Grupo Pensare, Ivone Bengochea, lembrou que a Filosofia retornou gradativamente ao currículo escolar na década de 80, mas que é preciso lutar para que o ensino passe a ser obrigatório. Jéssica Mizoguchi, da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) disse que as duas disciplinas estimulam a reflexão para que os estudantes possam compreender melhor a vida.
A vereadora Maristela Maffei (PSB) destacou que o ensino dessas duas disciplinas contribui na formação dos profissionais. A vereadora Sofia Cavedon (PT) solicitou que as notas taquigráficas da reunião sejam encaminhadas também à Atempa e ao Cpers/Sindicato. Ficou acertado que novos encontros deverão ser realizados, inclusive com a participação de professores das escolas onde as disciplinas de Sociologia e Filosofia estão incluídas no currículo.
A Cece é integrada, ainda, pelos vereadores Haroldo de Souza e Sebastião Melo, ambos do PMDB. 
Dia do Desafio
O gerente regional do Sesc em Porto Alegre, Sílvio Bento, apresentou aos integrantes da Cece algumas informações sobre o Dia do Desafio, programado para 31 de maio. Disse que várias atividades físicas constam da programação, que começa à meia-noite. Informou que no Largo Glênio Peres serão disponibilizadas esteiras e equipamentos para ginástica, além de brinquedos para recreação. Além de Porto Alegre, outros 270 municípios participarão do Dia do Desafio, uma idéia que nasceu no Canadá e que foi trazida ao Brasil em 1995. A presidente da Cece, Manuela d’Ávila, observou que a atividade física não é apenas para melhorar a estética, mas para ter uma boa saúde.       Acrescentou que vai fazer contatos com os vereadores da Casa para que todos participem das atividades do dia 31 de maio.

Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)