Comissões

Inter alega que obras dificultam execução de projeto no Beira Rio

Reforma no estádio limita acesso de beneficiados pelo Iterabilita Foto: Leonardo Contursi
Reforma no estádio limita acesso de beneficiados pelo Iterabilita Foto: Leonardo Contursi

Vereadores que compõem a Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre receberam na manhã desta terça-feira (5/6) representantes do projeto Interabilita, da Fundação de Educação e Cultura do Sport Club Internacional (FECI). Segundo o presidente da FECI, Cesardo Vignoch, o projeto Interabilita é totalmente subsidiado pelo clube, sem interferência da iniciativa privada e órgãos públicos.

A pauta na Cece foi originada pela reclamação de Carolina Martins, mãe de uma criança que participa da oficina Interagir. Ela alegou a dificuldade de acesso às dependências do Internacional por crianças que vêm recebendo tratamento fisioterápico na oficina. Segundo disse, as crianças foram transferidas para o 1º andar do ginásio em função das obras que vêm ocorrendo no clube. “São crianças cadeirantes e o elevador está estragado, por isso a nossa dificuldade”.

Em justificativa, Vignoch falou que todas as áreas do Inter estão descaracterizadas em função das reformas no estádio para a Copa 2014. “Temos a intenção de manter este projeto e somos sensíveis ás reivindicações dos pais. Vamos procurar uma solução”, prometeu. 

Eloísa Frota, coordenadora do projeto, considerou a iniciativa importante e também reconheceu as dificuldades momentâneas. “Após a reforma, com certeza este problema será sanado”, enfatizou.

Elida dos Santos, fisioterapeuta voluntária do Interagir relatou que são cerca de 20 crianças que recebem tratamento no espaço cedido pelo clube. “Fazíamos em torno de 40 atendimentos mês.” Disse que em função das obras os horários foram reduzidos. “Lamentamos, porque é mais um projeto de saúde do que social”, alertou ela.

No final da reunião, presidida pelo presidente da Cece, vereador professor Garcia (PMDB), ficou acertado que Vignochi vai estudar com a direção do clube a possibilidade de achar uma alternativa de espaço para acomodar as oficinas. “Vamos aguardar até o final do mês”, falou Garcia prometendo que, caso persistam as dificuldades, vai propor uma reunião com as secretarias municipais da Educação, Saúde e Acessibilidade. “Vamos procurar uma alternativa.”

Também participaram do encontro os vereadores DJ Cassiá (PTB), Haroldo de Souza (PMDB), Sofia Cavedon (PT) e Tarciso Flecha Negra (PSD).

Regina Andrade (reg. prof. 8423)