Comissões

Smed e Associação de Moradores buscam solução para creche comunitária

Reunião debateu problema de creche Foto: Elson Sempé Pedroso
Reunião debateu problema de creche Foto: Elson Sempé Pedroso

As comissões de Educação, Cultura e Esportes (Cece) e de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh) realizaram nesta terça-feira (27/6) uma reunião conjunta para buscar solução para a manutenção do convênio mantido pela Secretaria Municipal da Educação (Smed) com a creche do Centro de Cuidados Diurnos Dona Marieta Calefi, situada no Bairro Camaquã.

O presidente da associação dos Moradores, Ismael Lima, e o vice-presidente da creche, Marcelo Quadros, esclareceram que a creche está fechada há quase dois anos devido a suspensão dos repasses da Smed. Informaram que a antiga diretoria da entidade não prestou contas, motivando a suspensão dos recursos, deixando cerca de 40 crianças desamparadas. Reconheceram, ainda, que existem 18 ações trabalhistas de funcionários que ficaram sem receber.

A coordenadora do Território de Educação Infantil da Smed, Beatriz Kulisz, e a secretária-substituta, Joyce Penigotti, afirmaram que a Smed vem acompanhando o processo desde 2005 e que em nenhum momento houve o rompimento dos convênios, apenas a suspensão dos repasses devido à falta de prestação de contas. Informaram que a dívida, em julho de 2005, estava em R$ 6.697,06.

Uma alternativa apontada para uma solução emergencial é que uma entidade tutelasse a creche. Outra proposta surgida foi de que se criasse uma nova entidade. A presidente da Cece, Manuela d’Ávila (PCdoB), e o presidente da Cedecondh, Carlos Todeschini (PT), assim como os demais vereadores que compõem as duas comissões, acertaram que darão todo o apoio para que haja uma solução e as crianças já possam ser amparadas no segundo semestre. Ainda se comprometeram a participar de um novo encontro com a Smed em agosto.    

O ex-presidente da creche João Nunes de Freitas chegou no final da reunião e disse que pretende esclarecer todas as questões de débitos que envolvem a instituição.

Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)