Plenário

Comparecimento marca dia contra discriminação racial

Ivonete propôs reflexão sobre racismo Foto: Elson Sempé Pedroso
Ivonete propôs reflexão sobre racismo Foto: Elson Sempé Pedroso

No Dia Mundial pela Eliminação da Discriminação Racial (21 de Março), a gerente de Projetos para Comunidades Tradicionais da Secretaria Especial de Promoção de Políticas Públicas para a Igualdade (Seppir), do governo federal, Ivonete Carvalho, compareceu à sessão da Câmara Municipal de Porto Alegre. Ivonete disse que a data é uma oportunidade para refletir sobre a situação das comunidades historicamente discriminadas e destacou a importância de os Legislativos apoiarem ações de promoção da igualdade racial.

Ivonete informou que há 5 mil quilombos rurais e urbanos no país, que apresentam alto índice de exclusão social e abandono. Nesse contexto, segundo a gerente, é fundamental o papel da Seppir e suas ações de inclusão. Ivonete disse que a criação da Seppir pelo governo federal resultou da luta do movimento negro brasileiro, sendo considerada marco na história das populações negras. Também lembrou que o 21 de Março foi escolhido como Dia Mundial pela Eliminação da Discriminação Racial como forma de marcar o massacre de 69 negros que protestavam contra o regime racista do apartheid, em 1969, na África do Sul.

Em tempo de Liderança, o vereador Carlos Comassetto (PT) comemorou o trabalho do governo federal para a inclusão social de populações discriminadas, como a concessão de 809 certidões a comunidades negras. Também informou que a Cedecondh, comissão presidida por ele, realiza, nesta semana, uma série de atividades alusivas ao 21 de Março.

Em nome de suas bancadas, manifestaram-se também os vereadores Claudio Sebenelo (PSDB), José Ismael Heinen (PFL) e Neuza Canabarro (PDT).

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481