Plenário

Comunicações / Comissão Representativa

Em Comunicações, os vereadores trataram dos seguintes temas na reunião de hoje (25/1) da Comissão Representativa da Câmara Municipal de Porto Alegre

PISCINAS - Toni Proença (PPL) destacou que ontem foi registrado o maior consumo de água e energia, causando preocupação com o pico de energia, consumo máximo dos últimos anos, faltando o fornecimento de energia e se registrando falta d’água em alguns pontos, principalmente nas zonas mais altas. Observou que o crescimento da cidade está exigindo mais investimentos para que os problema não se repitam nos próximos anos. Lembrou, ainda, que a popularização das piscinas é um fenômeno que tem aumentado muito o consumo, pois as pessoas trocam a água ao invés de tratá-la. (VBM) 

DESPERDÍCIO - Paulinho Rubem Berta (PPS) destacou que grande parte do desperdício de água é proveniente das mangueiras pretas espalhadas nas vilas irregulares. Observou que há, na capital, mais de 700 vilas nessas condições e que além do desperdício de água,a ligação clandestina de energia elétrica onera o preço da conta de luz, além de provocar incêndios. Destacou que  os cidadãos querem pagar a luz e a água. “Quem paga a energia está subsidiando para quem não paga e quer pagar”, acrescentou. (VBM)

COMPULSÓRIA - Nilo Santos (PTB) comentou a pesquisa realizada pelo Datafolha sobre a internação compulsória para os dependentes de crack. Disse que 90% dos entrevistados concordam com a medida. Lembrou que as mães só acorrentam seus filhos porque não têm condições financeiras para internar. Destacou que se trata de uma epidemia que precisa ser enfrentada. Acrescentou que a dependência do crack coloca em risco o próprio usuário, seus familiares e a sociedade e que a internação compulsória é a solução. (VBM) 

LEGALIDADE - Reginaldo Pujol (DEM) informou que existe na cidade uma lei, proposta pelo ex-vereador Isaac Ainhorn (PDT), e sancionada pelo prefeito da época, Olívio Dutra, que denomina de Largo da Legalidade área existente nas proximidades do Palácio Piratini que homenageia o Movimento da Legalidade e que nele deveria constar a seguinte inscrição: Brizola em 1961 comandou a resistência democrática. Observou que este fato reforça os argumentos para que não se mexa na denominação da Avenida Castelo Branco, trocando-a pela Avenida da Legalidade. “Já existe a homenagem”, argumentou (VBM)

LOUREIRO - João Dib (PP) registrou uma homenagem ao ex-prefeito José Loureiro da Silva ao dizer que foi um dos governantes mais apaixonados pela sua cidade. "Entre os homens que dirigiram Porto Alegre, Loureiro da Silva se destaca pela competência e arrojo. Lá na década de 70 ele já alertava para a construção de um trem subterrâneo para evitar problemas de congestionamento urbano", afirmou. Conforme lembrou Dib, Loureiro, em sua administração, propôs na década de 40 que fosse feita a radial Vasco da Gama - um marco para o desenvolvimento das vias. "Ele tinha uma preocupação enorme com a cidade e seus habitantes. É um exemplo para muitas gerações". (ES)

INVASÃO - João Carlos Nedel (PP) falou sobre a invasão ocorrida em uma área na estrada da Ponta Grossa, no terreno onde havia uma antena da Rádio Farroupilha. Disse que tem sido procurado por moradores da redondeza preocupados com a atitude de alguns invasores. “Dizem que estão sendo molestados e pressionados nas paradas de ônibus”, falou o parlamentar. Nedel comentou ainda que apurou que o terreno hoje pertence ao Demhab. “Fui informado de que para realizar toda infraestrutura no terreno será preciso um investimento de R$ 30 milhões”, enfatizou o vereador, ressaltando que o preparo da área se torna mais caro do que o projeto Minha Casa Minha Vida. Falou também que o município já pediu reintegração da posse. “Talvez atenda os moradores que pediram a construção de uma praça no local”. (RA)

FÓRUM - Engenheiro Comasseto (PT) comentou sobre o Fórum Social Temático que está acontecendo em Porto Alegre e Região Metropolitana. Disse que esta iniciativa é formada por um conjunto de movimentos sociais com o objetivo de debater problemas globais. “Sabemos todos que está claro para toda humanidade que não podemos continuar com o atual modelo adotado em relação aos recursos naturais existentes no planeta”, enfatizou o parlamentar. Segundo o vereador, Porto Alegre recebe representantes do mundo todo para, justamente, provocar esta reflexão. “Amanhã teremos a nossa presidente Dilma Rousseff à disposição de todos que quiserem aprofundar esta questão”, disse Comassetto se referindo a vinda da presidente, que confirmou presença no Gigantinho amanhã á tarde para participar do Fórum. (RA)

ECONOMIA - Carlos Todeschini (PT) também falou sobre a participação da presidente Dilma Rousseff no Fórum Social Temático. “Amanhã poderemos dialogar com ela”, falou Todeschini. Ele comentou ainda que, na sua opinião, diante de toda a crise que vivem os países europeus em relação à economia, o Brasil “vai muito bem, obrigado”. Segundo o vereador, a posição do Brasil, apesar de ser reflexo de governos anteriores, tem muito a ver com a administração do ex-presidente Lula e da atual de Dilma. “O que faz com que obtenhamos índices de sucesso”. (RA)

CRÍTICAS - Aldacir Oliboni (PT) estranhou as críticas de colegas do PMDB e do PP aos governos Lula e Dilma. Observou que ambos são da base aliada do governo federal e que todos, portanto, devem assumir sua parcela de culpa quando a administração federal falha em suas ações. Quanto a FHC, Oliboni ressaltou que se dependesse do ex-presidente, a Previdência teria sido privatizada. "FHC não aprovou também a Emenda 29, que só foi regulamentada agora pela presidenta Dilma." (MAM)

ESTACIONAMENTO - Sebastião Melo (PMDB) defendeu a implantação de estacionamentos públicos como forma de gerar maior concorrência e assim evitar os abusos registrados no Centro. Para Melo, porém, é preciso adotar medidas restritivas de circulação de carros na área central. O vereador cobrou ainda explicações sobre a utilização de terreno, doado à Federação Gaúcha de Futebol para a construção de sua sede, como estacionamento. "A Casa aprovou a doação com a contrapartida de construção do Memorial Prestes, mas até agora o projeto não foi executado." (MAM)

PLANO DIRETOR
– Luiz Braz (PSDB) disse que estão equivocados os vereadores que acusam o governo municipal de não ter colocado em prática as modificações feitas no Plano Diretor. Segundo Braz, somente o fato de o Executivo ter criado uma comissão para estudo das áreas de interesse cultural já revela um avanço. Braz lembrou que o estudo foi apresentado à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a qual ele vai presidir em 2012, e que o mesmo deverá ser explicado no plenário. Disse ainda que a Secretaria de Planejamento, que coordena o Plano Diretor, deveria ser mais bem aparelhada, que, a seu ver, é a mais importante secretaria da cidade.  (CB)

EMENDA – João Dib (PP) afirmou que Aldacir Oliboni (PT) foi injusto ao culpar o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso de impedir a votação da Emenda 29. Conforme Dib, a emenda foi criada somente no final do governo de FH, então ele deixou a tarefa para Lula, seu sucessor. Mas, segundo Dib, Lula tentou sistematicamente impedir a aprovação da emenda. “Agora a presidente Dilma deixou votar”, disse. Dib lamentou, porém, que a aprovação da emenda, no Senado, tenha sido condicionada à aprovação da Desvinculação de Recursos da União (DRU), que possibilita à Presidência gastar parte da arrecadação tributária a “seu bel prazer”. (CB)

Ester Scotti (reg. prof. 13387)
Regina Andrade (reg. prof. 8423)
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)