Plenário

Comunicações / O Sul

Na homenagem pelos 10 anos de fundação do jornal O Sul, os vereadores fizeram as seguintes manifestações:

LIVRE - Adeli Sell (PT) saudou o aniversário de 10 anos do jornal e disse que a imprensa deve continuar livre sendo o espelho da sociedade. "O jornais precisam ser o contraditório, cobrar dos agentes públicos e ao mesmo tempo mostrar o trabalho feito pelos legisladores e poder público", frisou. Para Adeli, O Sul está de parabéns por manter diariamente um jornalismo sério sem que sirva a um interesse específico, respeitando a sociedade democrática. "Que as páginas do jornal continuem expressando a riqueza que é o pensamento da nossa sociedade. Recebam da nossa parte os mais sinceros comprimentos". (ES)

REFERÊNCIA - Airto Ferronato (PSB) disse que a homenagem ao O Sul era extensiva aos cidadãos e cidadãs leitores de Porto Alegre, que se beneficiam pelas informações de qualidade trazidas diariamente. Lembrou que certa vez estava numa emissora de rádio num programa durante a madrugada, quando um ouvinte entrou no ar para dizer que não havia lido a informação no jornal, demonstrando a importância da mídia, principalmente a escrita. Disse que a Rede Pampa é uma  referência e que O Sul é um grande jornal a serviço da cidade e do estado. (VBM)

IMPARCIAL - Elói Guimarães (PTB) disse que praticamente tudo já havia sido dito sobre a  importância da Rede Pampa, e a década do Jornal O Sul, “que tem um enraizamento fantástico com o Rio Grande”. Mas fez questão de enaltecer a nova proposta gráfica que o jornal trouxe, sendo pioneiro no estado. Salientou, ainda, que O Sul é imparcial, não discrimina, é aberto, informativo, propositivo e com grandes colunistas. Prevê que o jornal vai ampliar ainda mais os seus espaços democráticos. (VBM)

VERDADE - Idenir Cecchim (PMDB) disse que todos os seus pares anteriores falaram muito do que representa o jornal O Sul  para Porto Alegre e que ele gostaria de destacar as pessoas que fazem o jornal, definido por ele como a cereja do bolo da Rede Pampa. Enfatizou o trabalho da família Gadret e do vice-presidente  Paulo Sérgio Pinto, “que parece estar em todos os lugares”, acrescentou. Observou a presença do grande número de pessoas que foi prestigiar a homenagem “ao jornal que fala a verdade e que vive Porto Alegre”, completou. (VBM)

EDITORIAL - Maria Celeste (PT) cumprimentou a direção, os colunistas, os jornalistas e os colaboradores do jornal O Sul e destacou a primeira edição do periódico, lançado no dia 2 de junho de 2001, e remetido a ela por um leitor. Fez questão de ler o editorial que falava do seu compromisso de não apenas informar, mas também de ser um veículo capaz de oferecer cultura e lazer. Leu também a manchete daquela edição que referia-se aos acidentes de trânsito, “um tema cada vez mais preocupante”, destacou. Disse que o jornal O Sul tem seguido o que apregoava no primeiro editorial, conquistando a sociedade gaúcha. (VBM)

Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)
Ester Scotti (reg. prof. 13387)

Leia também:
Câmara homenageia 10 anos do jornal O Sul