Plenário

Comunicações Temáticas / Mamografia

Durante o período de Comunicações temáticas sobre a importância da mamografia para a saúde das mulheres, nesta quinta-feira (15/12), os vereadores fizeram os seguintes comentários:

PREVENÇÃO - Aldacir Oliboni (PT) destacou que a realização de exames de forma mais ágil iria diminuir a incidência de morte por câncer de mama. Disse que as campanhas existentes não são suficientes para enfrentar a doença. Observou que ainda está demorando muito para a realização de exames preventivos. Tanto para as mulheres quanto para os homens, que também precisam realizar exames para a detecção do câncer de próstata. Afirmou que, se houvesse mais agilidade, muitas vidas seriam salvas. (VBM)

DEGENERATIVA - Dr. Raul Torelly (PMDB) afirmou que o aumento da longevidade, o estresse, as comidas gordurosas, a poluição, o fumo e o álcool levam a doenças crônicas degenerativas. Informou que o câncer é uma doença de degeneração celular. Destacou que o câncer está muito em evidência atingindo pessoas como o ex-presidente Lula e a atual presidente Dilma. Disse que a doença precisa ser enfrentada e que o medo deve ser deixado de lado. Acrescentou que a prevenção é fundamental para a cura. (VBM)

APELO - Maria Celeste (PT) disse que há a necessidade de uma política pública mais ágil com a disponibilização de maior número de equipamentos para exames. Lembrou que o Rio Grande do Sul é o Estado com o maior número de casos de câncer de mama, sendo que ela mesma foi uma das vítimas da doença. Acrescentou que o diagnóstico precoce é fundamental para a cura da doença. Também fez um apelo às mulheres para que tenham a coragem de fazer o auto-exame e vencer o medo e os mitos. Afirmou que qualquer alteração no corpo precisa ser investigada. (VBM)

EPIDEMIA - Elói Guimarães (PTB) destacou a importância da profissão de radiologista, que é fundamental para a saúde pública. Destacou que o câncer de mama é uma epidemia assustadora no Rio Grande do Sul e que necessita de material humano especializado e de equipamentos para o diagnóstico, fundamental para o tratamento. Defendeu que a saúde receba uma contribuição específica, carimbada à saúde, pois há carência de recursos para disponibilizar um serviço com mais qualidade. (VBM)

EXAME – Dr. Thiago Duarte (PDT) lembrou que as patologias de câncer de mama pela falta de exames é de grande dificuldade na rede pública. As dificuldades nos diagnósticos levam muitas pessoas ao óbito. Por isso, afirmou que é muito importante mulheres com mais de 45 anos realizarem exames de mamografia anual. O exame de mamografia realizado por um profissional da área só traz benefício para todos. Também é muito importante que a mulher realize seu exame ginecológico anual. (RT)

Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)
Vítor Bley de Moraes Reg. prof. 5495)