Plenário

Comunicações Temáticas / Viaduto Otávio Rocha

A importância de revitalizar o Viaduto Otávio Rocha foi destacada nas manifestações dos vereadores de Porto Alegre no período de Comunicações Temáticas da sessão desta quinta-feira (2/12):

VIADUTO - Sofia Cavedon (PT) lamentou "o empobrecimento e a miserabilidade" em que se encontra o Viaduto Otávio Rocha. Lembrou que, além da sua importância como patrimônio da cidade, o monumento guarda muitas histórias vividas pelos permissionários e passantes. Segundo ela, os lojistas instalados no viaduto "resistem bravamente, apesar do descaso do poder público". Na sua opinião, é inadmissível que seja elaborado um projeto de revitalização para o viaduto sem diálogo com os permissionários. (CB)

VIADUTO II - Toni Proença (PP) disse que é contra a intenção do governo municipal de firmar uma Parceria Público-Privada para revitalizar o Viaduto Otávio Rocha. Para o vereador, solucionar o problema deve ser tarefa do poder público, que, segundo ele, tem competência para restaurar o monumento sem visar ao lucro. Toni lembrou da experiência positiva ocorrida no Mercado. Recordou, porém, dos diversos problemas enfrentados no Camelódromo. "Onde o objetivo inicial é o lucro, não há sensibilidade", afirmou. (CB)

VIADUTO III - Adeli Sell (PT) lamentou a falta de apoio e de interesse do poder público pelo Viaduto Otávio Rocha. Contou que teve loja no Viaduto e que nunca os permissionários receberam apoio do governo municipal, da Epatur e de entidades como o Sebrae para qualificar e divulgar suas atividades. Segundo Adeli, a falta de interesse não se restringe à atual administração. De acordo com ele, mesmo nos muitos anos em que seu partido exerceu a administração municipal havia falta de divulgação. (CB)

VIADUTO IV - Para Pedro Ruas (PSOL), os governantes não deveriam olhar o patrimônio histórico como "um elefante branco". Conforme Ruas, "deveria ser um orgulho para o gestor público cuidar do Viaduto Otávio Rocha". Na opinião do vereador, o patrimônio histórico jamais deveria ser transferido para a iniciativa privada. "Mas o poder público acha um peso, muito trabalho cuidar do patrimônio", criticou. "Só faz alguma coisa que passe pela iniciativa privada." (CB)

PRIVATIZAÇÃO – Fernanda Melchionna (PSOL)  disse estar preocupada com os ocorridos no Viaduto Otávio Rocha. Segundo ela a culpa do desleixo parecia ser dos permissionários, "mas não procede essa informação. E hoje voltou o tema da privatização". "O secretário da Smic não se dispões a conversar sobre o projeto de terceirização", lamentou ainda. Segundo ela, “tudo é para Copa de 2014, e o argumento é sempre o mesmo, só privilegiando os grandes”, afirmou.(RT)

OUVIDORIA – Reginaldo Pujol (DEM)  informou que a direção da associação dos permissionários do Viaduto Otávio Rocha procurou a Câmara com objetivo de solucionar os problemas. "A Ouvidoria pretende instalar o quiosque no local, para receber as reivindicações, saber dos problemas e das possíveis soluções", disse. “Esta é a oportunidade de dialogar com os permissionários e usuários os assuntos pertinentes ao tema”, afirmou. (RT)

VIADUTO V – Bernardino Vendruscolo (PMDB) lembrou o quanto é difícil ver acontecer  obras em certos locais da cidade com objetividade. "Se o Viaduto Otávio Rocha fosse entregue à particulares, os permissionários das lojas que estão no local não estariam passando por estes problemas". Para ele, locatários tem que pagar aluguel e receber o imóvel em condições de uso. "O melhor para o Viaduto é realizar uma parceria público privada". (RT)

PARCERIA – Sebastião Melo (PMDB) disse que a situação do Viaduto Otávio Rocha não pode permanecer como está. "Existem pessoas que dormem lá e o usam como banheiro". Melo lembrou que se o viaduto ainda funciona é porque os permissionários estão no local. Para ele uma parceria público privada, se bem concebida, é uma boa iniciativa. "Também é possível preservar os comerciantes do local". Segundo Melo, a Câmara junto com a prefeitura podem encontrar uma solução para a obra que merece ser revitalizada. (RT)

VIADUTO VI - Raul Torelly (PMDB) disse que os problemas do viaduto Otávio Rocha tem sido discutidos há tempos mas as soluções propostas até agora não resolveram a situação. “Enquanto vereadores, só podemos nos colocar à disposição dos permissionários”, disse, afirmando que as soluções para a revitalização do Otávio Rocha estão nas mãos Executivo e da iniciativa privada. “Quem somos nós se não valorizarmos a história da nossa cidade?”, indagou. (CK)

Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)
Carla Kunze (reg. prof. 13515)
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

Leia também:
Câmara debate história e problemas do Otávio Rocha