Institucional

Comunidade da Vila Nova pede esclarecimentos para substituição de UBS

Vana Constante mostra abaixo assinado feito por moradores Foto: Felipe Dalla Valle
Vana Constante mostra abaixo assinado feito por moradores Foto: Felipe Dalla Valle

Representantes do Conselho de Saúde do bairro Vila Nova, presidido por Vana Constante, reuniram-se com o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador  Mauro Zacher (PDT), na tarde dessa quinta-feira (28/6), para solicitar apoio do Legislativo na busca de esclarecimentos sobre o projeto de substituição da Unidade Básica de Saúde (UBS) Calábria, por um Posto de Saúde da Família (PSF).

Conforme Vana, "a UBS Calábria atende cerca de 14 mil moradores do bairro Vila Nova e  arredores, com médicos especialistas nas áreas de pediatria, ginecologia, odontologia e clínico geral; além do atendimento de técnicos da saúde no local, que é muito bem estruturado", afirmou. Ela relatou a contrariedade dos cidadãos à iniciativa da Secretaria Municipal da Saúde. "Com a concepção de PSF, os moradores não terão atendimento de médicos especialistas, apenas, de um clínico geral", projetou.

A presidente do Conselho de Saúde do bairro Vila Nova explicou ainda que recebeu a informação, através da gerência distrital, "de que a mudança seria irreversível". Vana disse que a comunidade está mobilizada para impedir alterações na forma do atendimento médicoà comunidade, "que está a contento e reduz a superlotação das emergências dos hospitais das redondezas", observou.  A líder comunitária ainda ressaltou que foi protocolado na Prefeitura Municipal e no Ministério Público, "um documento com 1.316 assinaturas dos moradores do bairro, em repúdio a proposta de mudança".

O vereador Mauro Zacher, após ouvir atentamente os relatos da comitiva de moradores da Zona Sul da Cidade, conversou imediatamente com o secretário de Saúde, Marcelo Bósio. O titular da Saúde esclareceu que a mudança da UBS para PSF só será implementada com o aval da comunidade local. Por isso, o vereador Zacher comprometeu-se em agendar uma reunião com representantes da pasta, gerência distrital e conselheiros de saúde da UBS Calábria, para que sejam pontuados os benefícios e as contrariedades da propostado Ecxecutivo. Zacher ressaltou a disposição da Câmara Municipal em adequar o processo e promover o mais amplo debate sobre o caso, "para que a comunidade seja atendida da melhor maneira possível", e confirmou a sua presença na próxima reunião.

Angélica Sperinde (reg.prof.7862)