Cosmam

UBS e escola compartilharão terreno no Partenon

Vereadores da Cosmam visitaram o terreno cedido pela Smed no Partenon Foto: Elson Sempé Pedroso
Vereadores da Cosmam visitaram o terreno cedido pela Smed no Partenon Foto: Elson Sempé Pedroso

As Secretarias Municipais da Saúde (SMS) e da Educação (Smed) firmaram acordo para construírem, no mesmo terreno - localizado na Rua Cosme Damião, no Bairro Partenon -, as novas sedes da Unidade Básica de Saúde (UBS) Pequena Casa da Criança e de uma escola especial para surdos. Representantes da comunidade da Vila Maria da Conceição, que congrega cerca de 28 mil moradores, e os vereadores da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal não concordam, no entanto, com a decisão, pois a comunidade não teria sido ouvida sobre o assunto. O tema foi discutido nesta terça-feira (24/6) à tarde, durante visita da Cosmam à atual sede da UBS Pequena Casa da Criança e ao terreno, uma propriedade da Smed.

"Este terreno havia sido cedido pela Smed para a construção da nova sede da UBS", disse Vera Santos, integrante do conselho local de saúde e da Associação de Moradores da Vila Maria da Conceição. "A comunidade não foi ouvida sobre a vinda desta escola para a região." Atualmente, a escola especial está localizada na Avenida Goethe, no Bairro Moinhos de Vento, e sua transferência teria sido decidida pela plenária temática em Educação e Esportes do Orçamento Participativo.

A coordenadora do Conselho Municipal de Saúde, Letícia Garcia, alertou que o convênio firmado em fevereiro entre a prefeitura e o Ministério da Saúde, segundo processo que consta no site do Fundo Nacional de Saúde (FNS), está bloqueado até que a prefeitura envie a certidão do imóvel para o Ministério. A presidente da Cosmam, vereadora Neuza Canabarro (PDT), disse temer que a emenda parlamentar destinando R$ 200 mil do FNS à construção da nova sede da UBS seja perdida, caso o assunto não seja resolvido até dia 30 de junho, prazo final para o recurso ser empenhado. Em contrapartida, a prefeitura entraria com outros R$ 80 mil. Neuza e os vereadores Aldacir Oliboni (PT), Maria Celeste (PT), Dr. Raul (PMDB) e Beto Moesch (PP) - também presentes à reunião -, decidiram que a Cosmam pressionará o Executivo para que o processo seja agilizado.

Atendimento

Atendendo reivindicação dos moradores da Vila Maria da Conceição, a Cosmam reivindicará a implantação de equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) na UBS Pequena Casa da Criança. A comunidade também pede que haja a contratação de mais técnicos para dar suporte a serviços prestados ao público. De acordo com Vera Santos houve avanços quanto ao número de médicos que atendem no posto. "Em fevereiro, quando a Cosmam visitou a UBS pela última vez, não tínhamos nenhum clínico. Agora temos três." Ela ressaltou, porém, que a atual sede não comporta um aumento de funcionários, pois não haveria espaço físico necessário.

A gerente distrital da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para os Bairros Partenon e Lomba do Pinheiro, Cristiane Nunes de Freitas, entende que seriam necessárias duas equipes do PSF para atender a demanda da região. Ela alertou, no entanto, que a implementação de um PSF na atual sede da UBS Pequena Casa da Criança poderia restringir o atendimento prestado pela Unidade Básica.

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Ouça:
Vila Conceição deve ganhar escola para surdos e posto de saúde