Presidência

Comunidade do bairro Jardim São Pedro reivindica melhorias em praças

Zacher e representantes de secretarias ouvem demandas da comunidade Foto: tonico alvares
Zacher e representantes de secretarias ouvem demandas da comunidade Foto: tonico alvares

O vereador  Mauro Zacher (PDT), presidente da  Câmara Municipal de Porto Alegre, se reuniu na manhã deste sábado (19/5), com representantes da comunidade do bairro Jardim São Pedro, na Zona Norte da Cidade. Na presença de representantes da Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV), do Departamento de Esgoto Pluvial (DEP), da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) e da EPTC, foram tratadas ações que resultem na melhoria na Praça Pot. Consuelo Belloni e das questões que envolvem a segurança, iluminação, estacionamento irregular de carros e outras providências nas ruas no entorno da Avenida Carneiro da Fontoura e Marquês de Souza.
 
O presidente da Câmara Municipal, que já havia encaminhado alguns pleitos de melhorias às praças que circundam esse bairro, recebeu elogios da líder comunitária, Aida Rocha de Brito. Mas, segundo a representante da comunidade, "ainda há muito a ser feito".

Os moradores reivindicam placas de sinalização no entorno da Praça Pot. Consuelo Belloni para coibir o estacionamento irregular de carros, "principalmente no horário das 12h às 14h, quando os frequentadores de dois restaurantes das imediações utilizam os espaços públicos, o que causa inúmeros transtornos aos moradores". Além disso, a comunidade pede melhorias na iluminação, recuperações nas calçadas, bancos nas Praças, reforço de "fradinhos" para evitar invasões de veículos nas praças e canteiros, limpeza geral, colocação de lixeiras e poda baixa das árvores e arbustos.
 
O vereador Mauro Zacher, em acordo com os representantes do Executivo presentes, sugeriu que as ações de providências sejam realizadas em 30 dias, quando um novo encontro com a comunidade avaliará os resultados. Além disso, solicitou à Smam que investigue a possibilidade de que alguma obra de maior impacto possa ser feita por meio de contrapartida de construtoras que realizam empreendimentos na região.

Quando a questão da iluminação, será necessário o contato com a Companhia Estadua de Energia Elétrica para viabilizar as fontes necessárias ao trabalho da Smov. A retirada das seringueiras, outro pedido feito pelos moradores, será motivo de estudo por parte da equipe de biólogos da Smam, para verificar se há realmente esta necessidade.
 
Angélica Sperinde (Reg. Prof. 7862)