Comissões

Secretário Mauro Zacher explica atrasos em obras de mobilidade

Vereadores da Cefor ofereceram apoio para agilizar trâmites burocráticos Foto: Ederson Nunes
Vereadores da Cefor ofereceram apoio para agilizar trâmites burocráticos Foto: Ederson Nunes
Em reunião da Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul (Cefor), da Câmara Municipal de Porto Alegre, o secretário Mauro Zacher relatou as dificuldades da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) em dar celeridade às grandes intervenções na área de mobilidade urbana. O titular da pasta esteve na Câmara na manhã desta terça-feira (17/9).

Segundo Zacher, a prefeitura vive um período financeiro difícil, mas os principais problemas para agilizar as obras envolvem questões burocráticas, especialmente em relação ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), que fez alguns apontamentos. “No caso da construção dos corredores dos BRTs (Bus Rapid Transit) teve um apontamento do TCE, e a prefeitura reteve o pagamento.” Mas também há atraso na liberação de financiamento da Caixa Econômica Federal, como afirmou. “Atrasos não são de ordem da prefeitura e nem dos projetos, mas da própria Caixa, onde houve uma morosidade.”

De acordo com o cronograma, as obras na Avenida Tronco chegaram a apenas 9%. Entretanto, a duplicação da Rua Voluntários da Pátria avançou 50% no trecho 1. “Ficamos seis meses parados por causa do Instituto do Patrimônio (Iphan) e por dificuldades de desapropriação. O trecho 2 terá ordem de início nos próximos dias. Aguardamos uma licença da Smam (Secretaria de Meio Ambiente)”, comentou. Zacher informou, ainda, que o corredor do BRT na Avenida Padre Cacique tem conclusão prevista para março, e o viaduto da Avenida Pinheiro Borda para abril.

Na III Perimetral, a chamada Trincheira da Anita (30%) passou por um aditivo em razão da rocha que foi encontrada e o serviço deve ser retomado na semana que vem, segundo Zacher. O viaduto sobre a Avenida Bento Gonçalves (25%) enfrentou dificuldades com a área do Exército, e a Trincheira da Plínio Brasil Milano já recebeu ordem de início.

Zacher também destacou 30 projetos aprovados no Orçamento Participativo e obras de iluminação pública que vão atingir cem praças da Capital. “Os projetos já estão em licitação ou entrarão em breve. Vamos atuar nos maiores parques e melhorar a iluminação na Praça da Encol, na Redenção, no Parcão e no Parque Marinha do Brasil”, garantiu.

O presidente da Cefor, Valter Nagelstein (PMDB), ofereceu o apoio da comissão. “Estamos preocupados com os atrasos, mas queremos ajudar para que a Smov consiga ultrapassar as barreiras burocráticas e dar andamento a obras tão importantes para a cidade e que causam forte impacto na vida da população”, disse. Além do presidente e do vice, João Carlos Nedel (PP), também participaram da reunião os vereadores Airto Ferronato (PSB) e Guilherme Sociais Villela (PP).

Texto: Maurício Macedo (reg. prof. 9532)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)