Cuthab e Cedecondh

Comunidades pedem mais fiscalização e segurança no extremo sul da cidade

  • Reunião Conjunta CEDECONDH/CUTHAB
 sobre os condomínios e a segurança pública no extremo sul. Na foto, da esq.: a coordenadora do Fórum de Justiça e Segurança do Extremo Sul, Eliana Machado de Oliveira, a delegada de polícia, Shana Luft Hartz e os vereadores, Dr. Goulart (ao microfone) e Cassiá Carpes.
    Elionara Machado, delegada Shana, Dr. Goulart e Cassiá Carpes na reunião desta terça-feira (Foto: Candace Bauer/CMPA)
  • Reunião Conjunta CEDECONDH/CUTHAB
 sobre os condomínios e a segurança pública no extremo sul. Na foto, o presidente do CONSEPRO, Laercio Thadeu Silva (ao microfone).
    Laércio Thadeu relatou os problemas enfrentados na região (Foto: Candace Bauer/CMPA)

Na  manhã desta terça-feira (26/09), foi realizada na Câmara Municipal de Porto Alegre,  a reunião conjunta das comissões de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) e de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Pública (Cedecondh), como objetivo de debater os problemas que envolvem a segurança pública do Extremo Sul da cidade e  os impactos sociais dos novos condomínios de habitação popular instalados na região. O presidente da Cedecondh, Cassiá Carpes (PP), ao saudar a parceria da Cuthab, presidida pelo vereador Dr. Goulart (PTB), para condução da reunião, informou que o  encontro foi pautado a partir de sugestão dos  vereadores Thiago Duarte (DEM) e Paulinho Motorista (PSB).

Denúncias

Eliana Machado de Oliveira, moradora do bairro Belém Novo e coordenadora do Fórum de Segurança e Justiça do Extremo Sul, relatou que "a situação está insustentável em função dos carros com som alto em horário de descanso, eventos e encontros nas ruas, venda irregular de bebidas e drogas". Eliana destacou que a Brigada Militar é atuante mas não consegue absorver a alta demanda do local, observando que a comunidade é invadida principalmente  por jovens de outros bairros e de municípios da Região Metropolitana.

Laércio Thadeu, presidente do Conselho Comunitário Pró-segurança Pública (Consepro) da  região, falou da necessidade de os poderes públicos tratarem a  segurança pública de forma ampla, ao destacar "os impactos na infraestrutura, como um todo, devido à migração da população da Zona Norte para Zona Sul". Laerte explicou que existem sérios problemas envolvendo jovens e que " tendem a piorar com a chegada de 1.800 novas famílias, moradoras do novo condomínio que está em construção no bairro Chapéu do Sol, próximo a Belém Novo". O presidente do Consepro elogiou o trabalho da Brigada Militar e Polícia Civil, reiterando a importância do aumento de efetivo e equipamentos necessários  ao trabalho dos profissionais da segurança, "além de programas sociais complexos para promover a educação, a conscientização e atitudes positivas dos jovens".

Conforme a titular da Delegacia de Polícia da Restinga, Shana Luft Hartz, "a juventude da cidade elegeu a Zona Sul achando que pode fazer o que bem entender", ao relatar as ocorrências de som alto nos carros, racha de carros, venda e consumo de bebidas e drogas. A delegada informou que a Brigada Militar e a Polícia Civil já estão elaborando estratégias de coibir tais delitos, observando que ações devem ser implementadas com urgência "tendo em vista que o problema aumenta no verão". Shana ressaltou, ainda, a importância de pensar soluções aos problemas habitacionais, conjugadas às questões de segurança pública, manifestando a sua preocupação com a infraestrutura, como um todo, para receber as novas famílias de condomínios de habitação popular nos bairros Restinga e Chapéu do  Sol.

O capitão Fabrício, comandante assistente do 21º BPM, responsável pelo policiamento ostensivo nos bairros Restinga, Chapéu do Sol, Hípica, Ponta Grossa, Belém Novo, Lageado, Lami, Cantagalo, São Caetano e Pitinga, e parcialmente dos bairros Aberta dos Morros e Lomba do Pinheiro, reiterou a necessidade de implementação de programas sociais complexos para promover melhorias à segurança pública. O capitão ressaltou que é necessário atentar-se a tudo o que envolve a segurança pública, pedindo atenção ao processo de entrega das habitações populares, ao lembrar  que existem condomínios dominados por facções do tráfico de drogas.

Encaminhamentos

O vereador Dr. Thiago Duarte pediu fiscalização efetiva e eficaz como forma de eliminar os veículos com som alto, a venda e o consumo de bebidas e drogas; além do tráfego de veículos em alta velocidade na região, salientando a  necessidade de maior participação da EPTC neste processo. Com relação aos condomínios de habitação popular, o parlamentar solicitou que o Demhab disponibilize o cadastro das famílias contempladas com as unidades de moradia, para que os órgãos pertinentes possam atuar em prol de melhorias na segurança desses locais. 

O vereador Paulinho Motorista reforçou o pedido de controle dos cadastros das famílias contempladas nos programas de habitação popular, incentivando a união de forças para tratar dos problemas complexos que envolvem a segurança pública.

A vereadora Comandante Nádia (PMDB) sugeriu um grande movimento pela instalação de uma delegacia de pronto atendimento no bairro Restinga, "com o objetivo de não dispersar efetivo e agilizar processos", além de criticar os que "incentivam a liberação das drogas no país, as invasões irregulares de imóveis e a libertinagem, que possibilita a falta de respeito ao todo". 

Dr. Goulart aconselhou sobre a formatação de "um grupo de vigilância" integrado pela Brigada Militar, Polícia Civil, Ministério Público e Caixa Econômica Federal para verificar quem são os moradores dos condomínios de habitação popular, depois da entrega dos imóveis, "com o objetivo de manter a ordem no local e propiciar as  residências a quem  tem direito".

Cassiá Carpes, ao defender a participação e mobilização das comunidades, do Legislativo e do Executivo, encaminhou o final da reunião com o compromisso de que a Cuthab e a Cedecondh estarão oficiando aos poderes estadual e municipal pedido de providências à ampliação da fiscalização de diferentes órgãos públicos no Extremo Sul, com vista a colaborar para com a promoção da segurança pública nos bairros. Na oportunidade, o parlamentar reiterou agradecimentos aos vereadores Fernanda Melchionna (PSOL), Marcelo Sgarbossa (PT), Professor Wambert (PROS) e Roberto Robaina (PSOL), que também se fizeram presentes na reunião.

Texto: Angélica Sperinde (reg. prof.7862)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)