Plenário

Confederação de Muaythai pode ser declarada de Utilidade Pública

Vereador Márcio Bins Ely
Vereador Márcio Bins Ely (PDT) (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Tramita na Câmara Municipal de Porto Alegre o projeto de lei que declara de Utilidade Pública a Confederação Brasileira de Muaythai Tradicional (CBMTT). O objetivo do autor, vereador Márcio Bins Ely (PDT), é homenagear “o relevante trabalho prestado pela instituição” que almeja transmitir a verdadeira arte do muaythai aos brasileiros que o conheciam “erroneamente” como boxe tailandês. 

Fundada em 1º de maio de 2005 com o aval das principais entidades desta arte marcial, a Internacional Federation of Muaythai Amateur (IFMA) e o World Muaythai Council (WMC), a Confederação possui um trabalho voltado e focado no apoio ao atleta. Assim, em pouco mais de uma década de existência, auxiliou no desenvolvimento do muaythai em uma potência dentro dos ringues e uma referência em gestão administrativa no país através de cursos de qualificação e capacitação técnica. Os atletas filiados à CBMTT já participaram de 24 edições do Campeonato Sul Americano, três Campeonatos Pan Americanos, sendo duas edições realizadas no Brasil, e de campeonatos mundiais de 2006 e 2016, conquistando medalhas em todas as competições. 

Por esses motivos, “nada mais justo do que reconhecer que, por meio de seu empenho, a instituição vem levando o nome de Porto Alegre a um grande número de países”, além de “divulgar esse esporte que é praticado por um número significativo de pessoas”, explicou Bins Ely.

Texto: Cleunice Maria Schlee (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)