V Mostra de Teatro e Música

"Inimigos na Casa de Bonecas" aborda questões de gênero, corrupção e mídia

Com entrada gratuita, apresentações serão nesta sexta-feira (30/8) e sábado (31/8), às 19h, na Câmara.

  • Peça teatral Inimigos na Casa de Bonecas.
    Peça teatral tem classificação indicativa para faixa etária a partir de 12 anos (Foto: Adriana Marchiori)
  • Peça teatral Inimigos na Casa de Bonecas.
    Inspirado em obras do norueguês Henrik Ibsen, espetáculo é dirigido por Camila Bauer (Foto: Adriana Marchiori)

A quarta semana da V Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio Peres da Câmara Municipal de Porto Alegre vai apresentar, nesta sexta-feira (30/8) e neste sábado (31/8), o espetáculo teatral Inimigos na Casa de Bonecas - um dos cinco vencedores do prêmio Ibsen Scholarship, em 2017, na Noruega. Com faixa etária a partir de 12 anos, convites gratuitos e duração de 80 minutos, a peça está programada para iniciar às 19 horas nos dois dias. 

Inspirado nas obras Uma Casa de Bonecas e O Inimigo do Povo, do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen, o espetáculo foi escrito por Marco Catalão, Pedro Bertoldi e Camila Bauer. “Os textos do dramaturgo serviram como ponto de partida para a construção de um espetáculo com ênfase em questões de gênero, corrupção e onipresença das mídias”, afirma a descrição da obra, ao mencionar que ela também aborda sobre machismo, racismo, homofobia, manipulações e violências. 

Elenco

Dirigido pela diretora teatral e professora de dramaturgia Camila Bauer, o elenco é composto por: Sandra Dani, Janaina Pelizzon, Nelson Diniz, Liane Venturella, Lauro Ramalho, Álvaro Rosa Costa, Fabiane Severo e participação especial de Pedro Bertoldi. Já a direção coreográfica fica por conta da psicóloga e bailarina clássica Carlota Albuquerque; a iluminação e a videografia, pelo iluminador cênico Ricardo Vivian; e a cenografia, pelo artista plástico, diretor teatral e cenógrafo Elcio Rossini.

Convites

Os convites podem ser retirados a partir desta terça (27/8) até sexta-feira (30/8), das 9 horas às 18 horas, na Seção de Memorial da Câmara, limitados a dois por CPF. Se houver sobra de convites para o espetáculo de sábado, eles serão distribuídos 30 minutos antes do início do espetáculo, ou seja, a partir das 18h30min do dia 31. Em todos os eventos da Mostra, os convites serão sempre disponibilizados a partir da terça-feira anterior aos dias do espetáculo, assim como 30 minutos antes dos eventos que forem aos sábados para os convites remanescentes.

Programação

A V Mostra de Artes vai até o dia 7 de dezembro e conta com o total de 14 espetáculos selecionados, cada um deles tendo duas apresentações gratuitas. A programação contempla espetáculos na modalidade música, dança, teatro adulto e infantil e circo. Na sequência, às 19 horas dos dias 6 e 7 de agosto, será a vez da apresentação de dança A Gusto, da Companhia de Flamenco del Puerto. Acesse a agenda completa AQUI.

Teatro

O Teatro Glênio Peres fica no segundo andar da Câmara de Porto Alegre e pode ser acessado pela Avenida Loureiro da Silva, 255, bairro Centro (nos horários de espetáculo, a entrada do público na Câmara será apenas pelo portal situado na rua lateral). O espaço conta com 80 assentos, acessibilidade para cadeirantes, assim como ainda disponibiliza a colocação de cadeiras extras. A Casa possui estacionamento gratuito aos visitantes.

Mostra

Criada em 2013 pela Câmara Municipal de Porto Alegree, a Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio Peres tem atraído grande público. Desde a primeira edição, realizada em 2014, houve espetáculos de artistas e grupos celebrados, como Nei Lisboa, Tonho Crocco, Luciano Mallmann, Alemão Ronaldo, Deborah Finocchiaro, bandas Trem Imperial, Conjunto Bluegrass e Instrumental Picumã, Orquestra Villa-Lobos, Cia Rústica de Teatro, Circo Híbrido, Transforma Cia de Dança, Ânima Cia de Dança, Tablado Andaluz e Flamenco Del Puerto.

Texto

Bruna Schlisting Machado (estagiária de jornalismo)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:espetáculosInimigos na Casa de BonecasTeatro Glênio PeresV Mostra de Artes Cênicas e Música