Conselho celebra 50 anos da regulamentação da Psicologia no país
O Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (CRP-RS) ocupou a Tribuna Popular da Câmara Municipal de Porto Alegre nesta quinta-feira (2/8) para falar dos 50 anos de regulamentação da profissão de psicólogo no Brasil. A presidente da entidade, Vera Lúcia Pasini, disse que este é um momento para comemorar e também para refletir sobre os desafios e as possibilidades de inserção da profissão na sociedade.
Vera informou que, nos últimos 50 anos, aumentou muito o número de profissionais de psicologia e de demandas, cada vez mais complexas e com inúmeras transformações nas produções teóricas e técnicas. Segundo ela, o Brasil tem o maior número de psicólogos do mundo em atividade: 216 mil, dos quais 15.300 atuam no Rio Grande do Sul. Ela acrescentou que 91% desses profissionais é do sexo feminino. Para ilustrar, citou os Estados Unidos, que contam com 137 mil psicólogos.
A presidente do CRP-RS também anunciou as atividades previstas para marcar os 50 anos da regulamentação, ocorrida no dia 27 agosto de 1962. Uma delas é a exposição itinerante que será inaugurada na próxima segunda-feira (6/8) no saguão térreo da Câmara Municipal. A mostra exibirá as transformações da profissão nas últimas cinco décadas, com visitação até 10 de agosto.
Texto: Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)