Memória

Exposição conta a história da Psicologia no Brasil

Mostra está montada no térreo Foto: Mariana Fontoura
Mostra está montada no térreo Foto: Mariana Fontoura

A Câmara Municipal de Porto Alegre recebeu, nesta segunda-feira (6/8), a exposição itinerante Psicologia: 50 anos da profissão no Brasil. Montada em um grande painel curvilíneo, a mostra conta a história da Psicologia no Brasil e no Estado com destaque para sua contribuição social. O evento é uma promoção do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (CRP-RS), presidido por Vera Lúcia Pasini, que ocupou a Tribuna Popular da Câmara no dia 2 de agosto.

As imagens e textos reunidos na exposição foram elaborados por pesquisadores, com curadoria do psicólogo Odair Furtado. O conteúdo está distribuído em uma linha do tempo dividida em três partes, que abrangem as histórias do Brasil, da Psicologia e da profissão de psicólogo. Paralelamente, será exibido um vídeo e apresentado um catálogo.

Linha do tempo

A linha do tempo começa na época do Brasil Colônia e se estende até os dias de hoje. O foco são os acontecimentos que provocaram mudanças na Psicologia, como o desenvolvimento científico e a regulamentação legal, em 1962. “Mas a construção da profissão aconteceu muito antes disso”, ressalta Furtado. “A elaboração de um pensamento psicológico, como matriz para a Psicologia brasileira, vem desde o período colonial.”

A mostra pode ser visitada até sexta-feira (10/8) no saguão térreo da Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255), das 8h30min às 18 horas, de segunda a quinta-feira, e das 8h30min às 16h30min na sexta-feira. Também passará pelo Mercado Público e a Casa de Cultura Mario Quintana. Em setembro, viajará para Caxias do Sul, Pelotas (outubro) e Santa Maria (novembro). Informações: (51) 3334-6799 (CRP-RS).

Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Com informações do site
www.crprs.org.br

Leia também:
Conselho celebra 50 anos da regulamentação da Psicologia no país