Conselho de Odontologia aborda síndrome do respirador bucal
O período de Tribuna Popular da sessão desta segunda-feira (7/8) da Câmara Municipal de Porto Alegre foi ocupado pelo Conselho Regional de Odontologia do Estado do Rio Grande do Sul (CRO/RS). A presidente da comissão parlamentar do CRO/RS, Elisa Maria Gianlupi, falou sobre a importância do tratamento da síndrome do respirador bucal.
Elisa comentou sobre como o impacto da respiração bucal pode afetar o organismo: “A respiração bucal quebra a cadência da respiração, tornando-a mais curta, rápida e superficial”, fazendo com que o indivíduo absorva pouca energia do oxigênio às células, afirmou. Ela apresentou o projeto Sorriso Justo, que é a fiscalização dos postos de saúde do município, e o Sorriso da Dignidade, que oferece serviços para as mulheres vítimas de violência doméstica.
Segundo a presidente da comissão parlamentar do conselho, o CRO/RS, através do movimento “Sorriso Justo”, combate o aviltamento nos salários de cirurgiões-dentistas em concursos públicos ou processos seletivos com editais abertos no Estado gaúcho.