Conselho defende educação física para bem-estar da saúde
A presidente do Conselho Regional de Educação Física da 2ª Região (Cref 2/RS), Jeane Cazelato, ocupou nesta quinta-feira (30/8) a Tribuna Popular, durante sessão ordinária da Câmara Municipal. Jeane solicitou aos vereadores auxílio na promoção na saúde dos porto-alegrenses em dois pontos salientados por ela como importantes.
O primeiro é na educação física escolar, período cosiderado como propício para introduzir as crianças na participação em exercícios, jogos, brincadeiras e outras atividades físicas. Estudos confirmam que a atividade física é necessária ao processo de crescimento e desenvolvimento das crianças, ressaltou.
Para que essa resposta seja satisfatória, contudo, como disse Jeane, é necessário que o professor que ministra as aulas, possua conhecimento especializado, competência técnica e compromisso ético, político e profissional com o trabalho que realiza.
Outro ponto ressaltado por Jeane diz respeito aos Programas de Saúde da Família (PFS), mantidos pela prefeitura de Porto Alegre. "Neles não existe profissional de educação física, com formação superior, para orientar as pessoas nas práticas dos exercícios físicos", afirmou. A presidente do Conselho disse contar com o apoio dos vereadores para que suas reivindicações sejam atendidas.
Em nome de suas bancadas manifestaram-se os vereadores Professor Garcia (PPS), Claudio Sebenelo (PSDB), Dr. Raul (PMDB), José Ismael Heinen (Dem), Neuza Canabarro (PDT), João Antonio Dib (PP) e Adeli Sell (PT).
Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)