TRIBUNA POPULAR

Conselho fala sobre 60 anos da Psicologia no Brasil

Conselho Regional de Psicologia/RS faz uso da tribuna popular para tratar dos 60 anos da psicologia no Brasil
Vinicius Cardoso Pasqualin falou em nome do Conselho (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)

Nesta segunda-feira (15/8), o Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (CRPRS) subiu à Tribuna Popular para discursar sobre o aniversário de 60 anos da Psicologia no país. A profissão foi regulamentada no Brasil em agosto de 1962, através da Lei nº 4.119/62.

Vinicius Cardoso Pasqualin, conselheiro do CRPRS e representante da gestão Frente em Defesa da Psicologia, falou sobre inclusão e, com isso, narrou sua aparência para a audiência cega. Também destacou a importância da linguagem e saudou qualquer pessoa não-binária que o estivesse ouvindo.

“Cada aniversário pode ser a procura de um fio condutor das intensidades dos anos passados e as virtudes, brechas e potências do futuro que é”, disse. “Cada aniversário possui sonhos para o próximo.”

Pasqualin criticou as tentativas de desmontar os conselhos profissionais no passado. Também destacou o fato de a licença para o porte de arma não passar por um psicólogo, quem estuda para isso. “Queria agradecer aos meus colegas, que podem e vão seguir lutando pela defesa da Psicologia.”

Psicóloga Tanise

A vereadora Psicóloga Tanise Sabino (PTB) saudou os vereadores o psicólogo Vinícius Pasqualin. Exaltou os 60 anos da Psicologia no Brasil, parabenizando os profissionais. De acordo com Tanise, além da resolução de problemas mentais habituais, os psicólogos foram fundamentais no período de alta de casos da pandemia de Covid-19. A parlamentar afirmou que assim como na psicoterapia, a forma de resolver os problemas da cidade de Porto Alegre é dialogando.

Texto

Lucas Zanella (estagiário de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)