Institucional

Corpo de Brochado da Rocha está sendo velado na Câmara

Presidente recebeu a família de Brochado Foto: Elson Sempé Pedroso
Presidente recebeu a família de Brochado Foto: Elson Sempé Pedroso

O corpo do ex-vereador, ex-presidente da Câmara e ex-secretário municipal do Planejamento, Geraldo Otávio Brochado da Rocha Filho, já está sendo velado no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre. A cerimônia começou pouco depois das 9h30min, quando o corpo chegou pela rampa do Palácio Aloísio Filho acompanhado pelos filhos Helen, Heloísa e Augusto, e foi recebido pelo presidente da Casa, vereador Mauro Zacher (PDT). Às 15h o corpo segue para o cemitério da Santa Casa, onde, às 17h, acontece o sepultamento.

Brochado da Rocha era advogado e professor universitário. Tinha 71 anos e faleceu no início da noite de ontem vítima de câncer de pulmão. Emocionado, o presidente Mauro Zacher disse que os trabalhistas perderam uma pessoa que é uma referência para o partido, tendo ocupado postos de destaque como a presidência do Legislativo Municipal e a Secretaria do Planejamento. “É merecedor de uma grande homenagem”, acrescentou. Mauro decretará luto por três dias.

Homenagens

O prefeito da Capital, José Fortunati, disse que Brochado da Rocha possuía visão para a construção de uma cidade mais justa e humana. “Era um dos grandes nomes de Porto Alegre. Um homem que fazia a boa política”, observou. O presidente municipal do PDT, deputado Vieira da Cunha, afirmou que a política perde um dos seus expoentes e o PDT uma grande liderança. Enfatizou que Brochado da Rocha era uma figura respeitada pelo seu preparo intelectual, pela visão de futuro e conhecimento profundo dos problemas da cidade.

O ex-governador Alceu Collares salientou o ser humano e lado político: "É de uma bela origem. Cumpriu uma belíssima função como ser humano, além de um trajetória política coerente e com propostas de transformação. O presidente da ARI, Batista Filho, destacou a sensibilidade e a coragem intelectual de Brochado da Rocha, tanto no período totalitário como na democracia. “Era intransigente nas suas convicções e cordial no trato humano”, acrescentou.

O vereador Reginaldo Pujol destacou que apesar de adversários políticos, durante dez anos em que atuaram juntos, sempre tiveram uma boa convivência social. Lembrou que os dois começaram na vereança juntos, em 1973, ele pela Arena e Brochado da Rocha pelo MDB. “Ele descende de uma família tradicional de homens públicos, tanto é que o Plenário Otávio Rocha é em homenagem ao seu avô”, recordou.

O vereador Ferronato disse que embora tenham exercido a vereança em épocas diferentes tiveram muitos contatos e lamentou a morte de Brochado da Rocha. “Perdemos um velho parceiro e amigo”, acrescentou. O vereador Idenir Cecchim (PMDB) disse que Brochado da Rocha é um exemplo de cidadão que deixa um grande legado para a cidade. O vereador Sebastião Melo (PMDB) disse que Brochado da Rocha pertence a uma geração de políticos que contribuiu muito para a democracia do país e que deixou grandes contribuições como vereador da capital.

O ex-vereador e ex-presidente da Casa Wilton Araújo disse que havia entre eles um estreito laço de amizade e que Brochado da Rocha tinha visão global de grandes projetos. O ex-vereador Clóvis Ilgenfritz disse que foi convidado por Brochado da Rocha, em 1984, para ocupar a assessoria técnica parlamentar, mesmo sendo de partidos diferentes. “Era um homem de muita visão e muito inteligente”, destacou. Também a ex-vereadora Neusa Canabarro lamentou a morte de Brochado da Rocha e destacou a sua lealdade em todos os momentos. "Foi uma das mais belas conquistas políticas", completou.

Trajetória

Geraldo Otávio Brochado da Rocha Filho foi vereador de Porto Alegre por três mandatos de 1973 a 1988. Ingressou na Casa pelo MDB. Foi reeleito em 1977, com 9.870 votos. Desde 1983 no PDT, Brochado da Rocha foi eleito, em 1986, para a presidência do Legislativo, vindo a exercer o cargo em 1987 e 1988. Durante os seus mandatos, pelos seus conhecimentos jurídicos, ocupou diversas vezes a presidência da Comissão de Constituição e Justiça. Também presidiu a Comissão do Plano Diretor da Capital e de outras comissões especiais. Atuou ainda na relatoria de diversos processos importantes da cidade. Também foi secretário municipal do Planejamento na administração de Alceu Collares. Como titular da pasta, deu início à revisão do I PDDUA. Colocou a cidade de Porto Alegre à frente de todas as demais capitais brasileiras instituindo o Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (FMDU), um inovador instrumento urbanístico que deu origem ao Solo Criado. 

Milton Gerson - Reg.Prof. 6539
Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)