Correntezas reúne obras inspiradas em romance gaúcho
Dez artistas plásticas participam da exposição Correntezas Arte e Literatura, em cartaz até sexta-feira (26/10) no T Cultural Tereza Franco, da Câmara Municipal de Porto Alegre. São obras inspiradas no romance Correntezas, do escritor gaúcho Pedro Câncio, apresentadas em forma de cubos e trabalhos de parede.
O fluxo da vida das personagens, da natureza e do meio onde vivem é representado por meio de técnicas e materiais diversificados: mosaico, aquarela, colagem, monotipia, bordado, kirigami, desenho em grafite, papel machê, fotografia e eletrografia. O uso do cubo foi escolhido como elemento integrador dos trabalhos.
Além de Estelita Branco (coordenadora do grupo), participam da exposição Carmen Sansone, Eleonor Branco, Elvídia Lopes, Júlia Toba, Rosane Salerno, Rosângela Coelho, Sandra Fraga, Valquíria Muniz e Veridiana Ramos.
O livro
Lançado pela Editora Libretos, o romance Correntezas trata da história de Paulina, Maria Santa, Martim e André, família que vive às margens dos rios Ibicuí e Uruguai. O livro traz muitas descrições da natureza de um universo onde vida e correnteza estão sempre interligadas.
A exposição pode ser visitada das 9 às 18 horas, desta terça a quinta-feira, e das 9 às 15 horas na sexta-feira, no 2º piso da Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255). Informações: (51) 3220-4392 e e-mails claudiah@camarapoa.rs.gov.br e estelitabranco@gmail.com
Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)