Comissão

Cosmam apresenta balanço de atividades de 2023

  • Reunião de Comissão - 34ª Reunião (Ordinária) da COSMAM – A preservação da vida animal nos desastres naturais
    (da esq. para dir.) Cláudia, Tanise, Freitas, Lourdes, Oliboni e Mônica integraram a Cosmam em 2023 (Foto: Cristina Beck/CMPA)
  • Reunião de Comissão - 45ª Reunião (Ordinária) da COSMAM - Apresentação do Relatório de Atividades da Cosmam (2023)
    Comissão realizou mais de 40 reuniões, além de visitas, seminários e votação de pareceres técnicos (Foto: Cristina Beck/CMPA)

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre apresentou hoje (19/12), em sua última reunião do ano, um relatório com o balanço das atividades do colegiado em 2023. A comissão teve como presidente neste ano o vereador José Freitas (Republicanos).

Conforme Freitas, a Cosmam buscou em 2023 efetuar sua atuação de maneira responsável, atendendo aos anseios da população que buscava no parlamento uma alternativa para a resolução de suas demandas. "Tivemos uma agenda cheia e plural, alternando de forma equilibrada a abordagem de assuntos atinentes às áreas ambiental e de saúde através da promoção de visitas a unidades de saúde privadas e públicas, onde foi possível verificar in loco as condições de trabalho dos servidores, bem como dialogar com as comunidades e encaminhar ao Poder Público solicitações de providências pertinentes."

Atividades 

A comissão realizou 32 reuniões ordinárias presenciais; sete reuniões ordinárias remotas; duas reuniões extraordinárias presenciais; três Audiências Públicas; três seminários presenciais; e cinco comitivas de vereadores. Além disso, a Cosmam distribuiu 112 pareceres, produziu um projeto de Emenda à Lei Orgânica e um projeto de lei. Doze Pedidos de Informação e outros dez Pedidos de Providências foram enviados ao Executivo.

Ao apresentar o balanço, o presidente da Cosmam também fez um agradecimento especial aos colegas vereadores da comissão - Cláudia Araújo (PSD, vice-presidente), Lourdes Sprenger (MDB), Aldacir Oliboni (PT), Psicóloga Tanise Sabino (PTB) e Mônica Leal (PP) -, "que tiveram papel fundamental nas discussões, independente de correntes partidárias".