Cosmam debate estratégias e ações da Secretária Municipal de Saúde
"Temos que levar a informação à população do que foi feito", diz a vereadora Lourdes
A 18ª reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam), realizada nesta terça-feira, debateu as estratégias e ações da Secretária Municipal de Saúde (SMS).
“A Comissão de Saúde e Meio Ambiente está adotando as pautas de acordo com essa tragédia que ocorreu e as providências do município, porque nós temos que levar a informação à população do que foi feito”, disse a presidente da Cosmam Lourdes Sprenger durante o encontro.
A diretora da Vigilância Sanitária da SMS, Evelise da Rocha, registrou que até o momento são 1.296 casos suspeitos de leptospirose, sendo 42 já confirmados, e dois óbitos pela doença.
Evelise também ressaltou que as equipes da Vigilância foram distribuídas nas centenas de abrigos e que 2,6 mil doses de vacinas foram realizadas em socorristas e pessoas que atuaram nos resgates.
De acordo com a diretora-geral da Secretaria Municipal de Saúde, Fernanda Fernandes, atualmente Porto Alegre tem 14 unidades de saúde temporariamente sem atendimento. E que a Capital recebeu mais de R$ 28 milhões da União e R$ 2,6 milhões do Estado para a área da Saúde. Sobre a reconstrução das Unidades de Saúde, Fernanda destacou que valores vêm sendo buscados junto ao Ministério da Saúde. E que a pasta pretende utilizar unidades móveis na região das ilhas.
Também foi abordada a necessidade de ampliação de leitos. E a diretora-geral explicou que existe a possibilidade de ampliação de leitos na rede hospitalar de Porto Alegre, além do previsto para a Operação Inverno deste ano.
A vereadora Lourdes destacou a alta demanda na procura de leitos no Instituto de Cardiologia. Fernanda explicou que do ponto de vista populacional, a concentração em Porto Alegre é muito grande devido a concentração do serviço na Capital e que está sendo analisado a possibilidade de alguns dos recursos repassados para a ampliação de vagas.