Cosmam discute PSFs e Centro de Saúde Murialdo
A Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal realizará reunião, nesta terça-feira (4/12), a partir das 14h30min, no plenário Ana Terra, para discutir a situação dos agentes comunitários de saúde que atuam no Programa de Saúde da Família (PSF) da Capital.
De acordo com Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre Ministério Público e prefeitura, foi estabelecido prazo de quatro meses para a criação de 372 vagas de agentes comunitários, a partir do término do contrato com a Fundação de Apoio da Universidade Federal do RS (Faurgs) e a conseqüente demissão dos agentes que atuavam nos PSFs, em agosto passado.
Na segunda pauta, a partir das 16h30min, a Cosmam discutirá o funcionamento da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Morro da Cruz, do Centro de Saúde Murialdo, que foi fechado para reformas. A reunião foi solicitada pelos moradores da região. Segundo eles, o local deveria ser ampliado, porque não tem espaço para atender a quantidade de pessoas que necessitam desse posto. Também será retomada a discussão sobre a municipalização das sete UBS instaladas no Murialdo, que, atualmente, estão sob responsabilidade do Estado.
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)