Comissões

Cosmam e Cedecondh verificam falta de condições no Samu

Vereadores visitaram base e sede do serviço Foto: Esteban Duarte/CMPA
Vereadores visitaram base e sede do serviço Foto: Esteban Duarte/CMPA (Foto: Esteban Duarte/CMPA)

Na manhã desta quinta-feira (28/04), as Comissões de Saúde eMeio Ambiente (Cosmam) e de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e SegurançaUrbana (Cedecondh), da Câmara Municipal de Porto Alegre, fizeram uma visita conjunta à base de atendimento do Samu doHospital Pronto Socorro e à sede administrativa do serviço. Foram discutidasquestões sobre falta de estrutura e de efetivo.

O presidente do Sindicato dos Condutores de Ambulância doEstado, Paulo Rogério, afirmou que um dos maiores problemas da base do Samu noHPS é a falta de lugar para as ambulâncias estacionarem: “Nós estacionamos nasvagas disponíveis e somos frequentemente autuados pela EPTC por isso”. Rogérioainda alegou que o local precisaria de mais unidades móveis e equipes médicaspara atender à demanda da população. Por fim, o condutor de ambulância revelouque é recorrente a falta de funcionamento dos elevadores na base, tendo que,muitas vezes, transportar os pacientes pela escada.

Já na sede administrativa do Samu foi discutida a questão dasconstantes restrições nas bases de atendimento de Porto Alegre. “Constantementeos hospitais ficam lotados de uma vez só. Daí, às vezes, temos que encaminharos pacientes para lugares que não têm suporte. Além disso, o serviço muitasvezes cumpre funções que não são de responsabilidade dele, como o transportesocial”, alegou a responsável técnica do setor de enfermagem, Ana Lúcia Maciel.

A presidente da Cosmam, vereadora Lourdes Sprenger (PMDB),disse que as visitas foram muito válidas: “Deu para ter uma visão mais práticade como as coisas funcionam realmente”. O presidente da Cedecondh, vereador Dr.Thiago Duarte (DEM), declarou que é preciso pressionar o Executivo: “Constatamosproblemas bem sérios. Está claro que a cidade precisa de leitos hospitalares.Precisamos retomar essa discussão”.

Foram encaminhados um pedido para a EPTC disponibilizar mais vagas de estacionamento para as ambulâncias do HPS e a priorização dotransporte das macas pelos elevadores. Também esteve presente na visita acoordenadora de assessoria política do Simers, Thais Pires.

Texto: Ananda Zambi (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)