Comissão

Cosmam entrega documentos ao MP denunciando precarização da saúde

Relatório tem mais de uma centena de documentos Foto: Divulgação/Gabinete do vereador Thiago Duarte
Relatório tem mais de uma centena de documentos Foto: Divulgação/Gabinete do vereador Thiago Duarte
O presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal, vereador Dr. Thiago Duarte (PDT), e a vice-presidente, vereadora Jussara Cony (PCdoB), acompanhados de representantes do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), entregaram ao Ministério Público, na tarde desta sexta-feira (16/5), um relatório completo com denúncias de irregularidades na gestão da saúde na Capital.

O documento com mais de cem páginas é o resultado de reuniões e vistorias de fiscalização feitas pelos vereadores da Cosmam a Pronto-Atendimentos e hospitais municipais. “Traz um farto material e documentos que comprovam irregularidades na administração dos serviços de saúde e assédio moral aos trabalhadores” revela Dr. Thiago. Jussara Cony ressaltou que as denúncias de assédio moral contra servidores são constantes, “tanto que a Câmara aprovou no final do ano passado um projeto de lei da bancada do PCdoB que proíbe e tipifica o assédio moral nos órgãos públicos municipais”. 

O relatório foi recebido pela promotora de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos Liliane Pastoriz e pelo coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos, promotor de Justiça Mauro Souza, que vem acompanhando as questões relacionadas ao atendimento e administração da saúde na Capital. Foi lavrado o termo de audiência com as denúncias da precarização, bem como o desmonte da rede básica de saúde que passam a ser investigados.

Segundo Mauro Souza, a extensão dos problemas será investigada por mais de uma promotoria, “tendo em vista que inclui questões relacionadas a improbidade”. Na última segunda-feira, a Cosmam entregou um relatório, com problemas relacionados ao assédio moral, ao Ministério Público do Trabalho (MPT-RS).

Texto: Flávio Damiani (reg prof 6180)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)