Comissões

Cosmam faz primeira reunião de 2021

Reunião da Cosmam. Vereadores Jessé Sangali, Psicóloga Tanise Sabino, José Freitas, Claudia Araújo, Aldacir Oliboni e Lourdes Sprenger.
Primeira reunião da comissão em 2021 discutiu pautas para o ano (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Vereadores discutiram nesta terça-feira (9/2), na primeira reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) de 2021, as pautas sugeridas pelos integrantes da comissão. O vereador Jessé Sangalli (Cidadania), presidente da Cosmam, enfatizou que a ideia é agilizar todas as demandas trazidas pelos parlamentares no intuito de encaminhar para breve resolução. “Vejo que são todos assuntos que precisam de urgente solução e que a população espera a fiscalização e intervenção do legislativo municipal”, comenta.

Entre as pautas discutidas está a questão da fiscalização dos contratos das empresas terceirizadas pelo município, pauta demandada pelo presidente da comissão, que destacou o atraso do pagamento aos servidores contratados. “Precisamos notificar junto à prefeitura o contrato das empresas e o porquê do atraso dos salários”. Como demanda também de Sangalli está a questão do adicional de insalubridade de servidores da saúde, que hoje não ganham os 40% que é o teto previsto. “Os profissionais de saúde que trabalham na linha de frente do Covid-19 estão recebendo somente 20% de insalubridade, enquanto aqueles servidores que atuam como cozinheiros recebem os 40%. Através da Cosmam, vamos pedir um novo estudo de insalubridade de cada setor junto ao Executivo para rever essa questão”.

O vereador Aldacir Oliboni (PT) trouxe a demanda da situação dos servidores do Imesf, em que os profissionais precisam ser realocados para ajudar na vacinação contra o Covid-19, pois destaca que a demanda de vacinas é enorme e por isso da necessidade de mais servidores. “Seria necessário pedir uma visita da comissão ao secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, para esclarecimento sobre a posição da nova gestão do Executivo para o plano de imunização”.

A vereadora Cláudia Araújo (PSD) também contribuiu com a pauta sobre a barragem na Lomba do Sabão trazendo as dificuldades dos moradores da região sobre a questão das macrofitas e da infestação de insetos. “Temos que trazer os secretários de Meio Ambiente de Porto Alegre e de Viamão para discutir soluções para a limpeza da barragem, pois estão sendo nocivas à saúde humana.

Por fim, os vereadores José Freitas (Republicanos), Psicóloga Tanise Sabino (PTB) e Lourdes Sprenger (MDB) ressaltaram sobre a importância de incluir a psoríase, saúde mental e a questão animal nas pautas da Cosmam. Freitas distribuiu aos vereadores um relatório sobre as ações realizadas pela comissão em 2020 para embasamento das próximas ações da Cosmam. “No término do ano passado, como presidente da comissão, fizemos um documento para apresentar todas as demandas discutidas e solucionadas pela Cosmam. Creio que é um bom material para os vereadores que estão chegando”.

Texto

Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)