Cosmam reivindicará PSF para Pequena Casa da Criança
Vereadores que integram a Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal irão solicitar ao secretário municipal de Saúde, Eliseu Santos, que seja implantada uma equipe do Programa de Saúde da Família (PSF) na Unidade Básica de Saúde Pequena Casa da Criança, localizada no Bairro Partenon.
Os vereadores visitaram, nesta terça-feira (25/9), a UBS acompanhados da gerente distrital da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para os Bairros Partenon e Lomba do Pinheiro, Cristiane Nunes de Freitas. De acordo com Cristiane, há necessidade de que a equipe clínica da Pequena Casa da Criança seja duplicada. "A população atendida por essa Unidade é de 27 mil pessoas, e dispomos de apenas uma pediatra atualmente. Muita gente deixa de ser atendida, pois a demanda é muito grande", disse a gerente.
Cristiane também destacou que o espaço físico do posto é precário, havendo problemas inclusive nas instalações da rede elétrica. Para o presidente da Cosmam, vereador Dr. Raul (PMDB), as visitas realizadas pela Comissão têm demonstrado que a instalação de equipes do PSF nas UBS é a melhor solução para que seja prestado um bom atendimento de saúde à população.
O vereador Claudio Sebenelo (PSDB) sugeriu que a Cosmam também reivindique, no relatório a ser entregue ao secretário Eliseu Santos, uma nova sede para a Pequena Casa da Criança. Os vereadores Dr. Raul (PMDB), Claudio Sebenelo (PSDB), Aldacir Oliboni (PT) e Newton Braga Rosa (PP) também visitaram a Unidade Básica de Saúde Pitoresca, no Bairro Partenon. Segundo Cristiane Nunes de Freitas, a Pitoresca possui duas equipes do PSF e atende cerca de 8 mil pessoas.
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)