Saúde

Cosmam tentará negociar contratação de enfermeiros

Candidatos pediram intermediação da Cosmam para serem nomeados Foto: Josiele Silva
Candidatos pediram intermediação da Cosmam para serem nomeados Foto: Josiele Silva (Foto: Josiele Silva/CMPA)
Vereadores, funcionários municipais e candidatos aprovados no último concurso para técnico em enfermagem da Prefeitura cobraram do Executivo a nomeação de 63 trabalhadores para a área de saúde do município. As manifestações ocorreram na reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre na manhã desta quarta-feira (25/11). Diante da situação, o presidente da comissão, vereador Marcelo Sgarbossa (PT), informou que a Cosmam enviará documento solicitando a posição do Executivo sobre a demanda e buscará uma reunião com todos os órgãos envolvidos no processo de nomeação de servidores.

Conforme a enfermeira Rosana Metrangolo, do Posto de Atendimento da Cruzeiro do Sul (Pacs), a situação da unidade é crítica pela falta de equipamentos e, principalmente, de recursos humanos. Segundo ela, o Pacs opera hoje com 280% acima de sua capacidade. Rosane citou como exemplo a ala de doentes mentais, onde um enfermeiro é responsável por 40 pacientes. "Além do excesso de trabalho, os funcionários não têm direito a hora extra", reclamou. 

O vereador Kevin Krieger (PP), líder do governo, disse que é parceiro na busca por uma solução para a nomeação de candidatos aprovados no último concurso. Reconheceu que o assunto tem de ser resolvido logo, pois a validade do atual concurso expira em janeiro de 2016. "Com o encaminhamento formal da comissão, levarei o assunto ao governo", garantiu o vereador.

O representante da Secretaria Municipal de Saúde, Valdecir Barella, explicou que o secretário da SMS não compareceu ao encontro por estar em reunião com o prefeito. Ele sugeriu que seja realizada uma nova reunião, com a participação do secretário, para debater as demandas levadas à Cosmam.

Equipamentos

A pauta principal da reunião desta quarta-feira era a doação, para a Prefeitura, de equipamentos não utilizados pelos hospitais Mãe de Deus e Clínicas. O tema, porém, não foi debatido porque "os hospitais, lamentavelmente, não enviaram representantes à reunião", disse o presidente.

Além de Sgarbossa e Krieger, participaram da reunião os vereadores Dr. Thiago Duarte (PDT), Dr. Goulart (PTB), Jussara Cony (PCdoB) e Fernanda Melchionna (PSOL).

Texto: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)