Cosmam

Prefeitura diz que 2016 tem sido ano difícil na saúde

Apresentação do relatório de gestão de saúde do 1º quadrimestre de 2016. Na foto: Secretário municipal de sáude Fernando Ritter
Ritter apresentou números na Cosmam (Foto: Josiele Silva/CMPA)
A Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam), da Câmara Municipal de Porto Alegre, realizou audiência pública nesta terça-feira (31/5) para apresentação do Relatório de Gestão em Saúde do 1º quadrimestre. O documento foi exibido pelo secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter. Segundo ele, o ano de 2016 tem sido desafiador. "É um ano difícil. Se conseguirmos manter os serviços existentes, já estaremos no lucro", observou.

O relatório apresentado pelo secretário aponta que foram realizados 475 mil atendimentos de atenção básica na Capital, sendo 82,4 mil via agentes comunitários. As consultas especializadas somaram 127,6 mil no período. Quanto ao atendimento em plantões de emergência em saúde mental, foram 7.282 pacientes nos postos do IAPI e da Cruzeiro do Sul.

Fichas

Ao relatar os avanços obtidos pela Prefeitura na área de saúde, Ritter destacou a redução do sistema de distribuição de fichas para atendimentos nos postos. Das 141 unidades, 94 (66,7%) aboliram as fichas. Conforme o secretário, isso foi possível graças à informatização dos postos de atenção básica à saúde, com a conexão das unidades via fibra ótica e a distribuição de 229 computadores e 800 tablets para os agentes de saúde. Ritter apresentou ainda números sobre o atendimento odontológico, destacando a reforma do gabinete no Posto de Saúde Modelo. "Era o último que faltava reformar. Agora, 75% das unidades de saúde possuem gabinete odontológico, com equipamentos com no máximo cinco anos de uso."

Aedes

O documento aponta o trabalho de prevenção a doenças relacionadas ao mosquito Aedes aegypt. "Foram feitas 1.460 vistorias. O combate ao inseto foi uma das ações mais importantes da secretaria nos primeiros quatro meses de 2016", disse Ritter. Segundo o relatório, foram registrados 260 casos de dengue, 11 de febre chikungunya e 13 de zika vírus. "Mas não houve nenhuma morte, nem casos de microcefalia."

Na campanha de vacinação contra o vírus influenza, da gripe, o secretário também destacou os números alcançados. A taxa de vacinação entre pessoas dos chamados grupos de risco foi de 94%, "um índice inédito na cidade". Dos 79 casos de gripe H1N1 registrados em Porto Alegre, seis resultaram em morte do doente.

De acordo com o relatório, nos primeiros quatro meses de 2016 foram aplicados R$ 483 milhões em ações de saúde. "Deste total, 45,8% foram de repasses da União, 43,9% de verbas municipais e 10,2% repassados pelo Estado. No total, a Prefeitura investiu 17,1% do orçamento geral em saúde, percentual maior que os 15% previstos pela Constituição."

Vereadores

A audiência foi conduzida pela presidente da Cosmam, vereadora Lourdes Sprenger (PMDB), e contou com a presença dos vereadores Paulo Brum (PTB), Jussara Cony (PCdoB), Mario Manfro (PTB), Kevin Krieger (PP) e Dr. Goulart (PTB). Representantes da comunidade e de órgãos de fiscalização também acompanharam a apresentação.

Texto: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)