Comissões

Cosmam trata de Mutirão de Mamografias no Outubro Rosa

PAUTA: « Preparação para o Mutirão de Mamografias no Outubro Rosa »

CONVIDADOS: Gabinete do Prefeito; Secretaria Municipal de Saúde (SMS); Conselho Municipal de Saúde (CMS); Conselhos Municipais; Secretaria Estadual da Saúde (SES); Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS); Conselho Regional de Medicina (CREMERS); Associação Brasileira em Defesa dos Usuários de Sistemas de Saúde (ABRASUS); Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde do Rio Grande do Sul (SINDACS/RS) e Sindicato dos Enfermeiros do Rio Grande do Sul (SERGS)
Psicóloga Tanise Sabino (PTB) propôs a pauta de hoje da Cosmam (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre realizou reunião, na manhã desta terça-feira (07/06), para tratar da preparação do Mutirão de Mamografias na Campanha Outubro Rosa. O tema foi sugerido pela vereadora Psicóloga Tanise Sabino (PTB) e quem conduziu o debate foi a presidente da Cosmam, vereadora Cláudia Araújo (PSD).

Tanise enfatizou a importância de considerarmos os sinais na pele, como vermelhidão e inchaço, e o autoexame para detectar o câncer de mama. A identificação precoce pode garantir a cura em até 95% dos casos. “Precisamos falar da questão da prevenção e do tratamento do câncer de mama o ano inteiro. É o segundo tipo de câncer mais frequente nas mulheres. Perde somente para o câncer de pele.”

O diretor-geral do Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas, Cincinato Fernandes Neto, afirmou que no estado existe uma prevalência do câncer de mama, o que está relacionado a excesso de álcool, carne vermelha e nicotina. Segundo ele, a fila de 20 mil mulheres que aguardam ecografias mamárias é uma preocupação constante. “Em parceria com o Ministério da Saúde, tivemos uma emenda de R$ 3,5 milhões para comprar um mamógrafo digital, para ofertarmos mamografia tanto para o hospital quanto para a rede.”

Texto

Eduarda Burguez (estagiário de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)