COMISSÕES

Cosmam vistoria servidões na Vila Assunção

  • Vereadora Lourdes Sprenger visita passagens de servidão nos bairros Vila Assunção e Vila Conceição. Passagem de servidão localizada na rua Maracá, próximo ao número 186
    Lourdes Sprenger (E) propôs a pauta à comissão (Foto: Paulo Ronaldo Costa/CMPA)
  • Vereadora Lourdes Sprenger visita passagens de servidão nos bairros Vila Assunção e Vila Conceição. Passagem de servidão localizada na rua Cariri, próximo ao número 437.
    Comitiva encontrou focos do mosquito da dengue em uma das servidões (Foto: Paulo Ronaldo Costa/CMPA)

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre realizou uma vistoria na manhã desta sexta-feira (25) em servidões – passagens de pedestres entre ruas – no bairro Vila Assunção, na zona sul da Capital. A proponente da visita foi a vereadora Lourdes Sprenger (MDB).

Lourdes destacou que a visita às servidões foi um dos encaminhamentos de uma reunião da Cosmam sobre o tema, realizada em maio. O objetivo da vistoria foi buscar soluções junto à Prefeitura de Porto Alegre. Estiveram presentes representantes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), da Procuradoria-Geral do Município (PGM), da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (Smap) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Os moradores do bairro demandam a manutenção e a revitalização das servidões. Parte delas está sem iluminação, o que gera a sensação de insegurança. Por conta do desnível entre as ruas, as passagens são íngremes, mas não há escadas. Também há pontos de obstrução em algumas das servidões. Os residentes destacaram que as passagens são importantes para a mobilidade do bairro e reivindicaram melhorias e a qualificação dos espaços. Eles também sugeriram que as servidões tenham prefeitos, assim como as praças.

“A ideia é que os prefeitos sejam facilitadores”, afirmou o secretário-adjunto da SMSUrb, Vitorino Baseggio, destacando que é preciso alterar a normativa atual para incluir a possibilidade de as servidões terem prefeitos. Ele também afirmou que irá encaminhar junto à empresa responsável pela parceria público-privada (PPP) de iluminação pública a instalação de lâmpadas nos pontos em que isso ainda não foi feito, além da poda e recolhimento de lixo por parte da SMSUrb.

A comissão, os representantes da prefeitura e os residentes do bairro fizeram uma caminhada em que percorreram servidões nas ruas Bororó, Cariri, Goitacaz e Maracá, para verificar as necessidades de cada passagem.

Os moradores denunciaram que, na servidão à altura do número 437 da rua Cariri, um residente se apropriou irregularmente de uma passagem, integrando-a à sua propriedade. No mesmo local, na servidão que fica entre a rua Cariri e a avenida Pereira Passos, há uma ocupação. Servidores da Secretaria de Saúde encontraram focos do mosquito da dengue nas imediações das casas da ocupação. A comissão irá encaminhar pedidos de providências à prefeitura relatando os problemas encontrados nas servidões.

Texto

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)