Cozinhas comunitárias recebem notificação para retomar atividades
A presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Sofia Cavedon (PT), reuniu-se com o presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Kevin Krieger, na tarde desta sexta-feira (02/12). O encontro serviu para discutir o trabalho dos Núcleos de Fome Zero na Capital, especialmente no que diz respeito às cozinhas comunitárias. No início de novembro, Sofia havia alertado Krieger para o fato de muitas delas não estarem em pleno funcionamento.
Durante a reunião, Krieger informou que as cozinhas que estão paradas receberam notificações e devem recomeçar as atividades ou comprovar o interesse e os preparativos nesse sentido em uma semana. Do contrário, os recursos serão redirecionados a outras entidades. Atualmente, Porto Alegre conta com 17 cozinhas listadas, segundo levantamento feito no mês de dezembro pela Fasc.
A distribuição de alimentos para os Núcleos também deve ser regularizada em breve. Sofia, contudo, atentou para a falta de recursos e de suporte na conservação do serviço. A presidente levou em conta gastos com luz, água, gás e pessoal responsável pela cozinha e pela limpeza. Elas fazem milagre com poucos recursos. Não adianta abrir mais cozinhas se não há uma política de manutenção, frisou Sofia. Krieger, contudo, adiantou que a Fasc não dispõe de recursos e teria que trabalhar em conjunto com outras secretarias.
Uma alternativa seria colocar as cozinhas comunitárias no mapa da rede de atendimento social a moradores de rua, um dos planos a serem implementados pela Fasc. A medida disponibilizaria recursos aos núcleos e exigiria uma contrapartida em número de refeições por dia. A ideia deve ser examinada pelo presidente da Fasc.
Marta Resing (reg. prof. 5405)
Assessoria de Imprensa da Presidência