Curso de Cipa será concluído nesta semana
Servidores da Câmara Municipal de Porto Alegre que integram a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) concluem nesta sexta-feira (29/8) etapa de treinamento obrigatório previsto pela Norma Regulamentadora 5 (NR5), lei que estabelece as atribuições e competências dessa comissão. Conjuntamente, foram também feitos cursos de Ergonomia e de Mapa de Risco, num total de 60 h/a, desde o começo de julho. Os três cursos foram organizados pela Escola do Legislativo Julieta Battistioli.
Nesta semana também está sendo realizada Oficina de Técnica Legislativa, com a participação de servidores do Legislativo e do Executivo, e para a próxima semana está previsto o início de cursos de inglês em três módulos: Básico I, Intermediário I e Avançado/Conversação. As matrículas devem ser feitas na secretaria da Escola. Anda neste semestre a Julieta Battistioli deverá realizar outros dois cursos: um de Gerenciamento de Documentos e outro visando à conservação e à restauração de documentos.
Acidentes
Conforme estabelecido pela NR5, a Cipa tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. Já Resolução de Mesa da Câmara Municipal estabelece como uma de suas competências identificar os riscos do processo de trabalho, elaborando o Mapa de Riscos de cada serviço, setor e seção, com a participação compulsória de todos os servidores.
Atualmente a Cipa da Câmara Municipal tem em sua presidência o servidor Rodrigo Silva Ramos. A duração do mandato de cada Comissão é de um ano. Por esse motivo são realizadas eleições anuais para a nominação de quatro titulares e quatro suplentes eleitos pelos servidores. Outros quatro titulares e igual número de suplentes são indicados pela administração da Câmara Municipal, a quem também cabe a escolha do presidente.
Assessoria de Imprensa CMPA
Leia também: