Escola do Legislativo promoveu Curso de Cipa para servidores
A Escola do Legislativo Julieta Battistioli, da Câmara Municipal de Porto Alegre, promoveu nesta última semana de março, o Curso de Cipa. O objetivo foi formar servidores da Casa que estão atuando na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), além de atender uma exigência da legislação trabalhista, conforme estabelecido na NR-5, que prevê a obrigatoriedade desse tipo de curso para os integrantes dessa comissão. As aulas, realizadas na nova sala de cursos da Escola, localizada no mezanino do Salão Adel Carvalho, foram divididas em atividades teóricas e práticas.
Conforme o atual presidente da Cipa, o servidor Pedro Luís Vargas, o curso abordou pontos importantes para a formação dos cipeiros sobre segurança no trabalho, além de promover a visitação a diversos espaços do Palácio Aloísio Filho sede da Câmara Municipal da Capital -, quando foram realizadas vistorias desses locais, bem como avaliadas suas condições de segurança. Da mesma forma, o curso promoveu um treinamento prático de uso de extintores de incêndio e hidrantes. Essas atividades foram um dos diferenciais em relação a cursos realizados anteriormente, como destacou o presidente.
Vargas lembra ainda a importância da formação dos cipeiros com cursos de atualização, tendo em vista que as atividades dessa comissão, além de cuidados com a segurança, envolvem também busca constante nas melhorias das condições ambientais de trabalho e da saúde ocupacional. Neste ano, dois dos objetivos da Cipa são promover a formação de uma Brigada de Incêndio e realizar a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), destacou o presidente.
A secretária da Cipa, a servidora Paola Dorneles, reforça a importância de cursos dessa natureza, onde é enfocada não apenas a legislação mas também demonstrações práticas. O ponto crucial desse treinamento foi a última aula, sobre o manuseio de extintores e o controle de incêndios, disse Paola. Nos próximos meses, atendendo solicitações de servidores da Casa, expressas no Levantamento de Necessidades 2015, a Escola Julieta Battistioli deverá promover na área de Segurança do Trabalho os cursos de Mapa de Risco e Ergonomia.
Assessoria de Imprensa CMPA