Cuthab cobra esclarecimentos sobre baldeação da linha Herdeiros
Vereadores tratarão do tema com o secretário Elizandro Sabino e o presidente da EPTC, Marcelo Soletti.
Em reunião realizada no Plenário Ana Terra, na noite desta terça-feira (27/06), a Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação da Câmara Municipal de Porto Alegre (Cuthab) debateu a implantação do sistema de integração do transporte coletivo na cidade. O tema da reunião foi pautado a partir da mobilização de moradores e representantes institucionais de oito comunidades da região Leste da cidade, que são contrários à implementação do sistema de tronco-alimentação (baldeação) da linha de ônibus 376 Herdeiros até o terminal Antônio de Carvalho e, depois, para o Centro Histórico. A reunião foi presidida pela vereadora Fernanda Melchionna (PSOL), em substituição ao vereador Dr. Goulart (PTB), presidente da Cuthab, que estava em outro compromisso, e contou com as presenças dos vereadores Paulinho Motorista (PSB) e Valter Nagelstein (PMDB), que também integram a Comissão, bem como dos vereadores Marcelo Sgarbossa (PT) e Aldacir Oliboni (PT) e da diretora técnica Carla Meinecke e do engenheiro Flávio Tumelero, ambos representando a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).
Fernanda destacou a participação massiva das comunidades envolvidas no processo e criticou as ausências do secretário Elizandro Sabino, da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim) e do presidente da EPTC, Marcelo Soletti. Os vereadores criticaram o sistema do transporte público de Porto Alegre, defendendo os direitos sociais dos cidadãos, austeridade entre as partes e a promoção de diálogo com as comunidades envolvidas nos processos e mudanças implementadas pelo governo. Ao se manifestarem, os líderes comunitários também repudiaram “o autoritarismo do Executivo municipal, com imposição de medidas administrativas, ações violentas e que causam transtornos aos cidadãos, principalmente idosos, cadeirantes, mães e pessoas doentes”.
Para os representantes da comunidade, “a baldeação é inaceitável e configura um retrocesso às conquistas da população”, ressaltando que "uma viagem de 30 minutos, com a baldeação, fica com mais de uma hora, além de gerar insegurança". Durante a reunião, também foram questionadas as contratações repetidas das empresas que prestam o serviço de transporte público, assim como o cumprimento dos contratos afins, quando foram observadas as condições precárias de ônibus e terminais, horários e superlotação dos veículos.
Carla Meinecke e Flávio Tumelero lembraram das reuniões prévias com os representantes comunitários, “antes da implantação do sistema de integração na região”, esclarecendo que o processo é, inicialmente, experimental e algumas alterações foram realizadas a pedido dos líderes comunitários. Conforme Carla, “o sistema de integração multimodal é ideal para as cidades e é realidade no mundo todo”, lembrando que a integração pode ocorrer através de diversas alternativas de locomoção, “a exemplo da bicicleta, carros, transporte por aplicativos ou táxi”. Flávio ressaltou que as demandas de melhorias no sistema e nos terminais serão avaliadas na EPTC, para imediatas ações, “dentro do possível”.
Encaminhamentos
A Cuthab vai encaminhar pedido oficial para que ocorra reunião, na próxima terça-feira (4/7), com o secretário Elizandro Sabino e com Marcelo Soletti, para que eles se manifestem sobre o pedido de suspensão do processo de implementação do sistema de tronco-alimentação (baldeação) da linha de ônibus 376 Herdeiros até o terminal Antônio de Carvalho; assim como apresentem plano de melhorias à prestação do serviço de transporte público e nos terminais de ônibus.
Ainda, de acordo com a vereadora Fernanda Melchionna, "é preciso apresentar uma denúncia formal ao Tribunal de Contas do Estado sobre a prestação dos serviços e a necessidade de avaliação dos contratos”. De acordo com os líderes comunitários, a mobilização contra o sistema de integração (baldeação) será permanente e incisiva, “caso houver imposição contra as comunidades”.
Texto: Angélica Sperinde (reg. prof. 7862)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)