Comissões

Cuthab discute problemas estruturais no Vale dos Pinheiros

Ernani Silveira (d), líder comunitário, lamentou ausência da CEEE à reunião Foto: Elson Sempé Pedroso
Ernani Silveira (d), líder comunitário, lamentou ausência da CEEE à reunião Foto: Elson Sempé Pedroso (Foto: Elson Semp Pedroso/CMPA)
Em reunião realizada pela Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal de Porto Alegre, na tarde desta terça-feira (28/4), os vereadores discutiram as obras de infraestrutura na comunidade Vale dos Pinheiros, antiga Cooperativa PréMorar, localizada na Avenida Juca Batista, 3240. Durante a discussão do tema estavam presentes os moradores do Vale dos Pinheiros. Segundo o presidente da comissão, vereador Engenheiro Comassetto (PT), a comunidade luta pela solução desses problemas há muitos anos. Conforme citou, o local "é um exemplo de como não deve ser" o sistema de energia elétrica de um bairro. "Ao passar por lá, é evidente que aquele emaranhado de fios é perigoso para a população."

O solicitante da reunião, vereador Cássio Trogildo (PTB), falou sobre os problemas que acontecem nos arredores da Avenida Juca Batista. Trogildo disse que o principal objetivo da reunião era o de esclarecer, principalmente, a respeito do problema de energia elétrica no local. Devido ao não comparecimento da CEEE à reunião, o vereador solicitou à Comissão que realizasse outro encontro em que representantes da companhia estejam presentes. Conforme o vereador, além dos problemas relacionados à CEEE, a comunidade enfrenta problemas com o lixo no local. "A população do Vale dos Pinheiros, além de sofrer com a falta de luz, enfrenta todos os dias o problema do lixo jogado nas calçadas, devido à falta de acesso dos caminhões do DMLU." 

O morador do Vale dos Pinheiros Osmar José da Silva frisou que a comunidade luta há anos por melhorias. E ressaltou os problemas da rede elétrica, que, segundo ele, deve ser solucionado o mais rápido possível. "O problema de energia elétrica é complicado, muitas casas correm risco de incêndio, e crianças correm risco de se machucarem." Paulo Marcelo "Peixe", também morador, relatou um acidente ocorrido na comunidade, onde um morador acidentou-se após encostar em um fio que estava desencapado. "Este fato é muito triste, é algo que poderia ter sido evitado. As crianças brincam na rua ao lado dos fios que estão a centímetros de distância." 

Ernani Silveira, líder comunitário, citou as diversas reuniões já realizadas e que não obtiveram respostas. "Viemos em várias reuniões com esperança de resolvermos o nosso problema. Hoje, ao vir para a Câmara, estava com o pensamento positivo, pois conversaríamos com a CEEE sobre o assunto. Mas, chegando aqui, fui informado que eles não iriam comparecer." Segundo Silveira, a comunidade está disposta a pagar a conta de luz, para ter direito de viver dignamente.

Segundo o advogado que está cuidando do caso, Daniel Jardim, a CEEE alegou que o motivo pela não conclusão do trabalho é uma falta de viabilidade técnica. Eduardo Rava, representante do Centro Administrativo Regional (CAR) Sul, citou o exemplo da Vila Santo André, que, segundo ele, é uma das vilas mais carentes da Capital. "Lá, na Santo André, os moradores sofreram com o mesmo descaso. Mas, se vocês passarem pela Vila Santo André hoje, ela está com postes e com serviços de luz para os moradores. Pelo que vejo, a questão de vocês é muito mais simples e fácil de ser solucionada."

Encaminhamentos

O proprietário das terras onde está localizado o condomínio Vale dos Pinheiros, Ari Berghental, informou à Comissão que está disposto a ajudar os moradores do local com a doação de postes de luz. Segundo o procurador do município, Valnos Henriques, a Prefeitura estará à disposição dos moradores e encaminhará à CEEE a documentação necessária para que o caso seja solucionado rapidamente.

Airana do Canto, representante e engenheira do Dmae, posicionou-se referente ao abastecimento de água no local. "Nós trabalhamos junto à comunidade. Eu concordo com os encaminhamentos. Para fazer um projeto de bombeamento para abastecer o pessoal que mora na parte de cima, deve haver um estudo do caso." Ao concluir, ressaltou que o Departamento de Águas e Esgotos da Capital pretende solucionar o problema dos moradores.

Também estavam presentes na reunião os vereadores Carlos Casartelli (PTB) e Delegado Cleiton (PDT), além de representantes da comunidade Vale dos Pinheiros e do Executivo municipal. Ao final da reunião, ficou decidido que a Cuthab deverá agendar uma visita, juntamente com representantes do Dmae, ao Vale dos Pinheiros, no dia 5 de maio. Os vereadores também agendarão uma reunião com a CEEE para que a companhia se manifeste sobre a possibilidade de fazer as instalações elétricas na comunidade. Ficou acertado ainda que na próxima quinta-feira (30/4), o DMLU e a Cuthab farão uma visita à comunidade, a fim de resolver os problemas relativos ao recolhimento do lixo no local, bem como será feito um levantamento com a Procuradoria do Município para saber informações sobre o processo de regularização do Vale dos Pinheiros.


Texto: Clara Porto Alegre (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)