Comissões

Cuthab pedirá pavimentação do Túnel Verde à Smov

Vieira (e) e Maria José da silva, representaram associação na reunião Foto: Maria Helena Sponchiado
Vieira (e) e Maria José da silva, representaram associação na reunião Foto: Maria Helena Sponchiado

Os vereadores da Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) terão uma reunião com o secretário municipal de Obras e Viação (Smov), Mauricio Dziedricki, para solicitar que a Smov realize as obras de pavimentação no Loteamento Túnel Verde, localizado no Bairro Ponta Grossa, na zona sul da Capital. A decisão foi tomada pelos vereadores Paulinho Rubem Berta (PPS), João Pancinha (PMDB), Nilo Santos (PTB) e Alceu Brasinha (PTB) durante reunião que tratou sobre o cumprimento dos acordos estabelecidos no Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado entre a prefeitura de Porto Alegre e o Ministério Público Estadual (MPE), em 2006, para regularização fundiária daquela área.

A pavimentação é necessária para que o Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) realize as obras de drenagem no Loteamento, a fim de evitar os constantes alagamentos que ocorrem após as chuvas. "Sem a pavimentação, os valões ficam completamente entupidos após as chuvas", reclama o secretário da Associação dos Moradores do Loteamento Túnel Verde, Marino França Vieira. "A terra entope todos o encanamento da rua", acrescenta.

De acordo com o engenheiro do DEP Eduardo Zambrano, é imprescindível que a Smov faça a pavimentação antes da drenagem. Zambrano informou que as obras de drenagem estão calculadas em cerca de R$ 7 milhões, e os recursos para execução das obras deverão ser obtidos com o governo federal por meio do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). "O projeto de drenagem está pronto."

Projetos

Presidindo a reunião, o vereador Paulinho Rubem Berta (PPS), sugeriu que o projeto do DEP seja apresentado à comunidade, em reunião a ser agendada entre lideranças comunitárias e os dirigentes do Departamento. Temendo que os recursos do PAC ainda demorem a serem captados, o vereador Nilo Santos (PTB) salientou ser necessário que os vereadores intercedam politicamente junto ao governo federal para que o processo seja agilizado. "Do contrário, a comunidade pode ficar esperando muito tempo. Além dos recursos para a drenagem, é preciso viabilizar também a verba para a pavimentação.", disse Nilo Santos.

Marino França Vieira destacou que apenas a primeira parte do acordo firmado com o MPE - a regularização fundiária de 200 lotes entre a Estrada Retiro da Ponta Grossa e a Rua I - foi cumprido pela prefeitura até agora. "Não há nada realizado em relação aos novos lotes. Faltam apenas seis meses para o término do prazo de quatro anos do TAC. A prefeitura diz que aplicou recursos de mais de R$ 1 milhão em obras no Túnel Verde, mas a comunidade não sabe onde foram aplicados esses recursos. Queremos que as obras aconteçam. A comunidade nem aceita mais participar de reuniões porque está descrente que haja uma solução."

Lembrando que a demanda dos moradores do Túnel Verde tem cerca de cinco anos, o vereador João Pancinha (PMDB) disse que há uma negociação para que o limite de 200 metros a serem liberados nas proximidades do Arroio do Salso, exigidos no TAC, sejam diminuídos para 150 metros. "Seria possível manter os moradores nesses 50 metros negociados, mas a comunidade que está ocupando os outros 150 metros próximos ao arroio teriam de ser deslocadas", disse Pancinha. Ricardo Verdi, da Procuradoria Geral do Município, informou que a prefeitura pretende solicitar uma dilatação do prazo ao Ministério Público, a fim de viabilizar que todos os moradores sejam assentados na mesma região. "É uma reivindicação da própria comunidade."

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Leia também:

DEP promete início da dragagem do Arroio do Salso até dia 15
Loteamento Túnel Verde pede dragagem do Arroio do Salso
Moradores insistem pela dragagem do Arroio do Salso
Cuthab informa moradores sobre regularização do Túnel Verde
Aprovada regularização para loteamento Túnel Verde
Moradores do Túnel Verde reclamam de cobrança indevida