Prefeitura deverá apresentar alternativas para famílias das vilas Dique e Nazaré
Na reunião realizada hoje (9/6) entre representantes da Câmara Municipal, Prefeitura de Porto Alegre, governo do Estado e Caixa Econômica Federal com líderes comunitários das vilas Dique e Nazaré, ficou acertado que a Prefeitura deverá apresentar nos próximos 30 dias alternativas para a transferência de famílias das vilas. A remoção das 1,1 famílias permitirá a ampliação das pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho. Decidiram também que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) deverá apresentar o Relatório de Impacto Ambiental da área no Beco João Paris, que havia sido proposta para assentamento das famílias pelo Estado. Relatórios preliminares deram conta de que o solo deste local não estaria preparado para receber o assentamento. Acordaram ainda que os estudos ambientais deverão ser apresentados em reunião conjunta com os moradores.
O presidente da Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) da Câmara, vereador Elói Guimarães (PTB), juntamente com diretor do Demhab, Nelcir Tessaro, conseguiram nesta semana, junto ao Ministério das Cidades, a prorrogação até dezembro do prazo para o uso da verba destinada pelo governo federal para a compra de área que assentaria as famílias. São quase 20 anos neste impasse e não podemos negligenciar agora, disse Elói Guimarães.
Tessaro comunicou a existência de uma área no Porto Seco, de 21 hectares, com licença ambiental, o que agilizaria a transferência. Mas somente tomaremos uma decisão em comum acordo com as comunidades.
Regina Andrade (reg. prof. 8423)