Comissão

Cuthab quer esclarecimentos sobre pavimentação no Dona Georgina

Rubem Berta (e) e Ruas (d) na reunião de hoje da Cuthab Foto: Felipe Dalla Valle
Rubem Berta (e) e Ruas (d) na reunião de hoje da Cuthab Foto: Felipe Dalla Valle

A Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal de Porto Alegre, presidida pelo vereador Paulinho Rubem Berta (PPS), reuniu-se na tarde dessa terça-feira (17/4) com moradores da Rua Dr. Ivan Rospide, do loteamento Dona Georgina, localizado no bairro Lomba do Pinheiro. O encontro foi solicitado pelo vereador Pedro Ruas (PSOL) que recebeu reclamações dessa comunidade, a respeito de promessas sucessivas, desde 2009, para o recapeamento da referida rua.

O representante dos moradores da Rua Dr. Ivan Rospite, Rudimar da Silva Teixeira, apresentou histórico de encontros realizados com representantes da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), "com o objetivo de conquistar a pavimentação". Ele informou que "a promessa do atendimento de tal demanda teve início em 2009, em outubro de 2010 fomos informados que a rua seria asfaltada, no mês de fevereiro de 2011 no cronograma de obras da Smov, esta rua estava classificada em sétimo lugar para atendimento; mas, até hoje não recebemos qualquer retorno dessa Secretaria, enquanto ocorrem melhorias nas ruas arredores", contesta Rudimar, ao pedir solicitar a colaboração dos vereadores, "para solução desse problema", lembrando que "a comunidade não suporta mais sofrer com a lama, nos dias de chuva e, comer pó, nos dias quentes do verão".

Sugestão

Paulinho Rubem Berta esclareceu aos presentes, sobre as diferenças entre obra de asfaltamento e serviço de pavimentação na rua. O vereador acredita na necessidade de essa comunidade buscar recursos, através do Orçamento Participativo, para resolver esse caso, ao ressaltar que "a pavimentação ou recapeamento asfáltico é um tratamento palhativo".

Pedro Ruas, ao manifestar sua indignação, em função da ausência de representantes da Smov, convidados para prestar esclarecimentos nessa reunião, disse que "os moradores foram enganados, durante todo esse tempo", pedindo uma nova reunião na Cuthab, "para que essa Secretaria Municipal possa prestar esclarecimentos cabíveis e providenciar solução à demanda desses cidadãos".

Encaminhamentos

O presidente da Cuthab vai encaminhar à presidência do Legislativo os apanhados taquigráficos da reunião de hoje e ofício com pedido de esclarecimentos da Smov à Cuthab, para que tais documentos sejam enviados ao Executivo Municipal, dando ciência sobre essa pauta.

Conforme Rudimar Teixeira, "há  informação de que hoje, dia da nossa reunião, passaram a patrola nesta rua". Mas ficou definida nova reunião para definições oficiais de atendimento às reivindicações e esclarecimentos às questões expostas, para o dia 22 de maio de 2012, às 14h30min, no mesmo local.

O vereador Alceu Brasinha (PTB) comprometeu-se em conversar, pessoalmente, os profissionais da Smov, citados pelos moradores, "incluindo o secretário da época". Também participaram do encontro os vereadores Adeli Sell (PT) e Dr. Humberto Goulart (PTB).

Angélica Sperinde (reg. prof. 7862)