Comissões

Cuthab quer solução para alagamentos em Condomínio

Elói (em destaque) disse que Cuthab exigirá solução para o problema Foto: Camila Domingues
Elói (em destaque) disse que Cuthab exigirá solução para o problema Foto: Camila Domingues

A Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal de Porto Alegre esteve reunida novamente na tarde desta terça-feira (13/5) com moradores do Condomínio Residencial Vila Nova. O objetivo do encontro foi dar segmento a reuniões já realizadas anteriormente. Os moradores pedem providências quanto aos alagamentos causados pelos esgotos cloacal e pluvial no Loteamento. Conforme informaram, o sistema de encanamento no condomínio foi construído em cota abaixo do nível da rua, o que estaria causando os alagamentos nas 236 casas.

No encontro, o engenheiro do DEP Eduardo Zambrano informou que, como resultado de reuniões anteriores, o Departamento já está em tratativas para que o valor da obra - R$ 853 mil - seja incluído na dotação orçamentária de 2009.  “É preciso fazer o rebaixamento dos canos para que o problema seja solucionado definitivamente”, disse o engenheiro. Também na reunião foi cogitada a possibilidade de instalação de três bombas coletoras para agilizar o escoamento dos esgotos. O custo seria de R$ 11 mil, financiados pelo Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). “Seria uma solução de emergência”, disse o presidente da Cuthab, vereador Elói Guimarães (PTB).

Durante a reunião, o presidente da comissão recebeu telefonema do representante do Gabinete de Governança Local, Sandro Lourenço da Luz, informando que aquele Gabinete estava providenciando um encontro com o DEP e o Dmae no sentido de buscar uma solução imediata para estes moradores. “Ele ligou para dizer que está encaminhando o assunto de forma prioritária”, comunicou Elói Guimarães ao presentes.

O vereador João Bosco Vaz (PDT) fez encaminhamento no sentido de que, se o valor não for incluído nas previsões do próximo ano, a Comissão poderá fazer uma emenda ao Orçamento contemplando esses moradores. “Vamos ficar atentos”, prometeu Bosco. Alceu Brasinha (PTB) concordou com a proposta. “Chega de reuniões. Precisamos de uma atitude mais concreta”, disse Brasinha. Já Ervino Besson (PDT) classificou de "irresponsável" o engenheiro que liberou o Loteamento. “Depois, é a Cuthab que tem de tomar medidas no sentido de resolver esse tipo de problema.” Como encaminhamento, Elói Guimarães informou que a Comissão acompanhará todos os movimentos dos órgãos municipais para resolver os alagamentos. “Estaremos vigilantes e acompanhando todas as reuniões”, prometeu.

Regina Andrade (reg. prof. 8423)